quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Cirurgias para emagrecer podem debilitar os ossos

Estudo publicado na revista científica Current Opinion in Orthopedics revela que algumas modalidades de cirurgia para emagrecer, nomeadamente cirurgia bariátrica, podem enfraquecer os ossos dos pacientes.

Os cientistas responsáveis pelo estudo referem que este tipo de cirurgia consiste na retirada de parte das vísceras do estômago e intestino, responsáveis pela absorção dos nutrientes da alimentação, podendo levar a uma deficiência na absorção do cálcio e vitamina D, importantes para a saúde óssea.

A realização de uma análise e revisão de estudos mostrou que as cirurgias para emagrecer podem causar um aumento na desmineralização óssea e perda de massa óssea, podendo levar à osteoporose e aumentar a probabilidade de fracturas.

Para os pacientes que recorrem a estes tipos de cirurgia, os cientistas referem que é fundamental um adequado acompanhamento nutricional pós-cirurgia.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Nutrição adequada e prática de exercícios reforçam a memória

Observa-se que a dificuldade em guardar informações recentes e esquecer de realizar algumas tarefas do dia-a-dia são reclamações cada vez mais frequentes entre as pessoas. E o interesse é que não são queixas somente de idosos.

No decorrer da vida, as células, inclusive as do cérebro, são danificadas pelos radicais livres, que levam a uma diminuição no ritmo de produção de energia. A acção desses componentes compromete a actuação dos neurónios, provocam o desaparecimento das sinapses e reduz a capacidade de comunicação entre as células, e dessa forma prejudica o funcionamento mental.

Após anos de exposição aos radicais livres, os neurónios podem ser destruídos e, com isso, podem provocar doenças degenerativas do cérebro, como Alzheimer, Parkinson e outras.

Cerca de 10% das pessoas com 65 anos ou mais têm perda de memória leve e, aproximadamente, 15% delas desenvolvem doença de Alzheimer a cada ano.

Apesar de ainda não existirem estudos conclusivos sobre o assunto, alguns estudos sugerem que a melhor maneira de evitar isso é fornecer ao cérebro mais antioxidantes e, assim, combater os radicais livres.

A nutrição adequada e mudanças no estilo de vida, inclusive exercícios físicos e mentais, podem contribuir bastante com o bom funcionamento do cérebro, além de facilitar a captação dos neurotransmissores essenciais à memória.

in jornal da manhã online

Antioxidante precioso para combate dos radicais livres

O homem da idade da pedra vivia de bagas, frutos e plantas. Hoje, muitos de nós sobrevivem à base de pronto a comer, comida rápida e produtos desnaturados. Avançamos um bom caminho, mas no entanto, nutricionalmente, de alguma forma, demos um passo atrás. RoseOx é o primeiro de uma nova geração de produtos antioxidantes tradicionais, como as Vitaminas C e E e os carotenóides, para ajudar a apoiar os sistemas do corpo. A fórmula à base de plantas de RoseOx ajuda ao reabastecimento dos preciosos nutrientes perdidos diariamente devida a uma má alimentação, à poluição e ao stress.

Porque é que todas as pessoas necessitam de antioxidantes?
Todos os dias, o nosso corpo é bombardeado pelos efeitos negativos da poluição, stress e má alimentação, o que aumenta a produção de radicais livres, afectando o nosso sistema imunológico. Para fornecer apoio contra esta barragem diária, é sensato tomar medidas de protecção sob a forma de suplementação antioxidante.

Com que frequência é que adoece?
Se sente que fica doente com demasiada frequência, isso pode ser uma indicação de que o seu sistema imunitário não o está a proteger adequadamente, avisando-o que necessita de tomar mais cuidado com a sua saúde em geral. Examine o seu estilo de vida para descobrir formas de melhorar o seu bem-estar geral e depois tome medidas para ajudar a apoiar o seu sistema imunitário - mais fruta, bastantes vegetais da época e um produto antioxidante de qualidade, como o RoseOx.

Propriedades dos ingredientes principais:
Rose Ox é um suplemento alimentar antioxidante à base de plantas, feito com Extracto de Rosmaninho e misturado com uma combinação exclusiva de plantas. Funciona em conjunto com os recursos naturais do corpo e com as vitaminas antioxidantes C e E e os carotenóides.

- Rosmaninho: vulgarmente conhecido e vastamente utilizado como uma planta culinária. Originário do Mediterrâneo, supostamente terá chegado pela primeira vez a Inglaterra durante o Século XIV.
i) O Rosmaninho contém mais de uma dúzia de antioxidantes; um que é particularmente potente é o ácido carnósico. Os antioxidantes ajudam a apoiar a função imunitária natural do corpo. Eles têm a capacidade de ajudar a combater as moléculas de oxigénio instáveis, os chamados radicais livres.
ii) Contém ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco.
iii) Os ervanários consideram o Rosmaninho ideal como um tónico geral, proporcionando um efeito estimulante natural.

- Mistura Vegetal Crucífera: contém extractos ricos em nutrientes de bróculos, couve-flor, couve e cenoura e o fitonutriente sulfurfane.

- Extracto de Curcuma: contém curcuminóides, Vitamina C e E e carotenóides.

- Extracto de Tomate: rico em Vitamina C e o fitonutriente Licopene.

- Cravo-da-Índia: antioxidante.

- Folha de Salva: uma planta antioxidante, altamente valorizada pelos chineses.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Diabetes pode levar 20 mil portugueses à cegueira

A diabetes pode provocar a cegueira a cerca de 20 mil portugueses que sofrem desta doença, uma consequência previsível, mas que não é acompanhada por rastreios e tratamentos urgentes.
.
O alerta foi lançado por vários clínicos em medicina geral e familiar que adiantam que existem «casos graves à espera de rastreio em conjunto com rastreios de rotina e primeiros rastreios».
.
Citado pelo Diário de Notícias, o coordenador do Programa Nacional para a Saúde da Visão, Castanheira Dinis, sublinhou ainda que há casos graves que são misturados com consultas de rotina, mas adianta que está a ser trabalhada uma forma de os distinguir para criar prioridades.
.
No entanto, o coordenador admite que actualmente, «já se salvam mais pessoas da cegueira» e que «há mais controlo da diabetes entre os portugueses».
.
O igualmente presidente do Instituto Gama Pinto, em Lisboa, garante que aqui «o atendimento é preferencial a diabéticos», e, segundo Luísa Santos, no instituto o tempo de espera «está entre os três e os seis meses» e o tratamento, é realizado assim que são identificadas «as lesões indicadoras de retinopatia diabética».
.
in fábrica de conteúdos

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Revista Today - Gerir saudavelmente um estilo de vida atarefado





Setembro de 2007

O seu corpo está a receber todos os nutrientes que precisa?
A alimentação dos nossos dias consiste, tipicamente, em alimentos pré-preparados ou ‘fast food’ para poupar tempo, com alto teorde gordura, açúcar e sal, e desprovidos dos nutrientes essenciaisde que o nosso corpo necessita. Ter o cuidado de nutrir o seu corpo com refeições ricas em nutrientes, pode enganar a fome e mantera sua energia elevada.

Por vezes salta refeições?
Saltar refeições pode resultar em quebras de energia e flutuação dos níveis de açúcar no sangue. Certifique-se que controla cuidadosamente os seus níveis de energia, com refeições regulares e equilibradas.

Tem alturas em que se defronta com situações de stress ou de tensão?
As circunstâncias stressantes adicionam tensões no corpo, razão pela qual necessitamos de nutrir o nosso corpo com níveis recomendados de vitaminas e minerais.
.
Veja como gerir saudavelmente um estilo de vida atarefado... destacável de Setembro de 2007

terça-feira, 11 de setembro de 2007

UEFA luta contra a obesidade

A UEFA e a Comissão Europeia (CE) - o órgão executivo da União Europeia (UE) -, apresentaram um filme de 30 segundos que encoraja pessoas de todas as idades a praticarem mais desporto. O vídeo vai surgir nos ecrãs de televisão durante o intervalo dos jogos da campanha 2007/08 da UEFA Champions League.
.
Sedentarismo
O aumento do estilo de vida sedentário é um dos maiores problemas da saúde europeia e emerge como importante factor no crescimento dos níveis de obesidade. De acordo com um inquérito sobre saúde e alimentação recentemente revelado pelo Eurobarómetro, quase seis em dez cidadãos da UE responderam que fazem pouca ou nenhuma actividade recreativa, desportiva ou de lazer.
.
Excelente iniciativa
O Presidente da UEFA, Michel Platin, presidiu ao lançamento do filme, conjuntamente com o Comissário Europeu responsável pela área da saúde, Markos Kyprianou. "Esta é uma excelente iniciativa e constitui mais um exemplo da nossa estreita cooperação com a CE", afirmou Jonathan Hill, responsável da delegação da UEFA em Bruxelas. "Como organismo que supervisiona o futebol europeu, a UEFA tem obrigação de se associar a este tipo de assuntos, particularmente quando o desporto pode oferecer algumas das soluções".
.
Importância do exercício
Markos Kyprianou acrescentou: "Os europeus estão a comer de mais e a fazer pouco exercício, o que explica o facto de mais de metade dos adultos terem excesso de peso ou serem obesos. Através desta campanha de alerta difundida através da televisão, pretendemos ajudar os destinatários a perceber a importância do exercício físico para uma vida saudável e encorajá-los a introduzirem a actividade física nas suas rotinas diárias".
.
Reflexos nas crianças
De acordo com os responsáveis da CE, mais de metade da população adulta dos Estados-membros sofre de excesso de peso ou obesidade. Também está estimado existirem mais de 22 milhões de crianças com excesso de peso na UE, um registo que todos os anos aumenta em cerca de 400 mil.
.
Contributo da UEFA na área da saúde
Esta iniciativa insere-se na contribuição da UEFA para o debate sobre a saúde pública. Esta estratégia é igualmente visível nas seguintes iniciativas:* desde 2004, a UEFA contribuiu financeiramente para a construção de milhares de mini-relvados por toda a Europa, no âmbito do seu Programa "Hattrick", que permite à população jovem praticar desporto em áreas urbanas;* a UEFA continua a apoiar a Federação Mundial do Coração na promoção de um estilo de vida saudável e no encorajamento à prática da actividade física junto dos jovens;* A UEFA vai brevemente publicar um livro com dicas e práticas saudáveis, no qual colaboraram alguns dos maiores clubes e jogadores de futebol do Velho Continente.
.
Clique aqui para ver o filme
.
in uefa.com

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O caminho para evitar a obesidade infantil

Obesidade e o sobrepeso infantil sempre foram assuntos recorrentes, no entanto, nos últimos anos esse problema vem se agravando pela mudança de comportamento das famílias. Os hábitos não se modificaram apenas nas mesas, mas na sociedade como um todo.

Com o aumento da violência e a explosão dos grandes centros urbanos, os hábitos sociais mudaram de acordo com a necessidade e comodidade das pessoas e as crianças que, antes, podiam brincar livres nas ruas ou imediações de suas casas, agora passam seu tempo livre nos seus quartos ou quintais reduzidos e, por conta disso, os brinquedos intimistas se proliferaram: games-boy, videogames, jogos, desenhos na TV e os shoppings.
.
Com os pais tendo que sair para trabalhar e com tempo reduzido para confeccionar os cardápios ou sem condições de estar presentes durante as refeições das crianças, o famoso: “come logo, meu filho...” só é possível se for o que ele gosta.
.
Sem dúvida, o que eles gostam não tem nada a ver com legumes e verduras, porém agüentar uma criança reclamar da comida ou se recusar a comer não é nada fácil. Mas, não é nada fácil o que a criança tem que agüentar, basta estar acima do peso para ganhar apelidos pejorativos como baleia, o gordo, balofo e fofão dos amigos da escola ou do clube. Todo mundo tira uma casquinha e o apelido vira referência.
.
Com isso, a criança começa a se acanhar e passa a chamar a atenção para outros atributos que não o seu corpo, como excesso de humor, de crítica aos colegas e inteligência. Ela fica com vergonha de ir a praia ou ao clube, pois tem que se expor e se desmotiva com todos os exercícios em grupo com medo de ser ridicularizada. Nesse ponto, já existe um prejuízo considerável à auto-estima e comer pode ser um grande consolo.
.
Queremos que nossos filhos sejam aceitos e respeitados por todos, mas nessas circunstâncias, precisamos ajudá-los. Não estamos aqui fazendo nenhuma campanha contra qualquer alimento, diversão ou estilo de vida, mas um apelo à qualidade de vida.
.
Seguindo essa linha, comer em frente da TV é inadequado, pois as crianças precisam ver o que comem. Alimentos coloridos e bem arrumados no prato ajudam o cérebro à comer também, pois uma boa apresentação somada a uma mesa em ordem comove os sentidos e melhora o hábito alimenta. Os sanduíches podem ser reduzidos para uma vez por semana, os sucos ou água podem substituir os refrigerantes. Em alguns dias, pode-se comprar menos guloseimas e distribuí-las no mês o que não só alivia o bolso, mas o peso.
.
Nos finais de semana convide seu filho para caminhar, andar de bicicleta, converse com ele durante o passeio, pergunte da escola e dos amigos ocupando uma parte da manhã ou tarde e libere o resto do dia para que ele faça o que quiser.
.
Não chame seu filho de preguiçoso ou ¨mole¨ só porque ele diz não gostar de esportes, na verdade não é do esporte que ele não gosta, mas de estar exposto e ser ridicularizado. Basta conversar com ele nessas oportunidades e tentar incentivá-lo. Dependendo do que você escutar, leve-o ao médico endocrinologista e dê a ele a oportunidade de conversar com um psicólogo, pois esses profissionais são treinados para ajudá-lo.
.
Amar o próprio corpo se aprende desde criança e a respeitá-lo também, mas isso só é possível com bons hábitos e exemplos.
.
Por Silvana Martani (*)


(*) Silvana Martani é autora e organizadora do Livro Uma Viagem pela Puberdade e Adolescência, psicóloga formada pelo Instituto Unificado Paulista / Faculdade Objetivo 1978 – 1982. Atua na Clínica de Endocrinologia do Hospital Real Beneficência Portuguesa desde 1984. Ministra palestras aos pacientes obesos, com distúrbios glandulares e diabetes desde 1989, além de oferecer aulas aos residentes da Clínica de Endocrinologia do Hospital Beneficência Portuguesa.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Rotulagem colorida para combater obesidade na Nova Zelândia

A obesidade é um problema mundial dos países desenvolvidos e, em alguns casos, a doença é já considerada uma epidemia. Na Nova Zelândia, o Governo decidiu adoptar medidas radicais para combater o excesso de peso da população.

Mais de metade dos quatro milhões de neozelandeses têm peso a mais ou são considerados obesos. A rotulagem baseada em cores, uma das medidas adoptadas pelo Governo neozelandês para combater o problema, alerta os consumidores para o perigo dos alimentos.

Depois de dez meses de investigação, o Parlamento avançou para a rotulagem colorida, que é de rápida e de fácil compreensão. O sinal vermelho corresponde aos alimentos que devem ser comidos apenas ocasionalmente, por terem altas quantidades de gordura, sal e açúcar. O sinal amarelo é para os produtos que podem ser consumidos mais frequentemente. O sinal verde corresponde aos alimentos que podem ser ingeridos todos os dias.

Mas os deputados vão mais longe e recomendam a proibição da publicidade dos produtos calóricos durante o dia. Os anúncios só devem passar depois das 20:30, quando as crianças já estão deitadas, pois de acordo com a sabedoria popular, os olhos também comem.

in TVI

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Inicie o seu próprio negócio com a Herbalife

Está farto de trabalhar para os outros, quer ser o seu próprio patrão e ter a flexibilidade que daí advém? Quer complementar o seu rendimento actual, ganhar dinheiro extra para hoje ou para planear o futuro? Não é o único.


No entanto, ao contrário de muitos, você está aqui, à beira de uma oportunidade de negócio entusiasmante. E a chave para essa oportunidade é a Escolha.

A oportunidade de negócio Herbalife permite-lhe decidir a quantidade de tempo e grau de empenho que quer dedicar ao seu negócio independente. Pode escolher onde e quando trabalha; estruturar o seu negócio como quiser. Claro que o montante que recebe será directamente proporcional ao esforço que investe – mas, com a Herbalife, a escolha é sua.

Tudo isto, com a segurança de que tem por trás de si uma companhia de sucesso, credível e internacional.

Com a Herbalife, começar o seu próprio negócio é realmente simples e não requer qualquer experiência ou formação anteriores. Um Distribuidor Independente irá dar-lhe a conhecer tudo o que precisa saber e, continuará a prestar-lhe orientação e apoio, para ajudá-lo a fazer crescer o seu negócio.

Então, do que é que está à espera? Assuma o controlo da sua vida e escolha a Herbalife; partilhe o nosso futuro gratificante.

Saiba mais sobre esta incrível oportunidade => clique aqui
ou contacte:
telem: 91 802 43 33 / 96 512 44 54

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Companhia nutricional oficial do LA Galaxy

A Herbalife orgulha-se de ser a companhia nutricional oficial do LA Galaxy, equipa de futebol que integra a primeira liga profissional de futebol dos EUA e onde alinham David Beckham e Abel Xavier.

“O nosso objectivo é que as pessoas tenham uma boa aparência e se sintam em forma, de uma maneira saudável.” - Dr. Luigi Gratton, Consultor Nutricional do L.A. Galaxy.

Alguns depoimentos de atletas do L.A. Galaxy:

De todas as vezes que entro em campo, o meu único objectivo é impedir os outros de marcarem. Quando você tem uma bola a vir na sua direcção a uma velocidade que pode ir até aos 140 quilómetros por hora, isso significa que tem de possuir uma capacidade de reacção mental/corporal incrível.
.
A minha solução? É simples… utilizo os produtos Herbalife durante todos os treinos e em todos os jogos. Nada do que tenha experimentado antes, ou desde então, me deu tanta garra competitiva.

Joe Cannonpor
Duas Vezes Nomeado Guarda-Redes do Ano na 1ª Liga de Futebol
L.A. Galaxy
....
Correr até 10 km em cada jogo, contra alguns dos melhores atletas do mundo, é um desafio difícil. Mas, desde que comecei a utilizar os produtos Herbalife, a minha acuidade mental e energia melhoraram realmente e, isso permitiu-me fazer uma das minhas melhores épocas de sempre, como profissional, em 2006.

Obrigado, Herbalife, por me oferecer uma rotina nutricional simples e eficaz, que gosto de seguir diariamente.

Chris Albright
Defesa do Ano de 2006
L.A. Galaxy
....
Como treinador profissional de futebol, quer-se sempre ver os nossos jogadores a exigir de si próprios o melhor, tanto mental como fisicamente. Desde que os nossos jogadores começaram a utilizar os produtos Herbalife, tenho visto uma grande melhoria na sua capacidade de concentração, bem como na manutenção da hidratação e dos níveis de energia ao longo dos jogos.

Agradeço à Herbalife o ter-me facilitado o meu trabalho, ao ajudar os nossos jogadores a atingir o seu verdadeiro potencial.

Frank Yallop
Treinador L.A. Galaxy