quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Nutrição Celular

A pedido de um elevado número de visitantes do nosso blog, passamos a explicar o conceito da Nutrição Celular da Herbalife. Agradecemos o interesse que demonstraram neste tema, pois consideramos este tipo de nutrição fundamental ao Bem-Estar Global. Simultaneamente, trata-se de facto de uma preocupação actual da generalidade das pessoas – a Nutrição Celular.

O QUE É NUTRIÇÃO CELULAR DA HERBALIFE?

Nutrição Celular é um programa nutricional completo, equilibrado e rápido. Trata-se de comida que não contém qualquer tipo de substâncias químicas … não são medicamentos ou remédios. A patologia moderna ensina-nos que a doença é um processo celular. Um estado nutricional prejudicado resulta, em última instância, em nutrição celular prejudicada e o aparecimento de doenças relacionadas com a má nutrição.

O QUE FAZ A NUTRIÇÃO CELULAR DA HERBALIFE?

A Nutrição Celular da Herbalife permite:
- Complementar e corrigir a alimentação, fazendo com que todas as células recebam todos os nutrientes que necessitam para aumentar a produção de energia e recuperar a energia perdida.
- Ajudar a aumentar a produção celular para reparar o desgaste normal dos tecidos e o crescimento do corpo.
- Melhorar o funcionamento das células, recuperando funções perdidas e libertando-se de doenças.
- Controlar o peso, corrigindo a quantidade de gordura e calorias que ingerimos.

PROBLEMAS DE NOSSA ALIMENTAÇÃO

A nossa alimentação contém excessos de:
- Gordura saturada
- Colesterol
- Sal
- Produtos refinados (como açúcar e farinhas)
- Produtos processados e enlatados (com conservantes e preservativos)
- Fertilizantes e pesticidas
- Medicamentos ou drogas (como antibióticos, hormonas, etc.)
- Estimulantes (como café)

A Nossa alimentação tem deficiências ou carências de:
- Proteínas
- Carboidratos
- Vitaminas
- Fibras
- Minerais
- Óleos essenciais
- Oligoelementos
- Fatores botânicos
- Água

Causas das deficiências:

1. Os alimentos que mais consumimos contém baixo valor nutricional ou não contém nutrientes.
2. Não comemos em quantidade suficiente os alimentos que contêm nutrientes, ou nunca os comemos.
3. Muitos alimentos têm um conteúdo de nutrientes menor que normalmente deveriam ter, pelos processos de plantio, colheita, transporte, armazenamento, preparação e conservação.

adaptado de Dr Eduardo Salazar

Para qualquer esclarecimento adicional, contacte-nos »»»»»»»

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Alimentação funcional alivia dias de tensão pré-mestrual

A TPM - Tensão Pré-Menstrual é uma síndrome que atinge grande parte da população feminina em fase reprodutiva. Os seus sintomas são variados e podem se manifestar de forma emocional, comportamental, cognitiva ou até mesmo física.


A nutrição funcional, por ser um tratamento individualizado, ou seja, de acordo com cada organismo, pode ajudar muito as mulheres que sofrem todos os meses com a TPM, pois por meio da reeducação alimentar, os sintomas podem diminuir, ou até mesmo cessar.

Se o humor oscila muito na fase pré-menstrual, doses a mais de carboidratos na alimentação da mulher podem contribuir para o bom-humor voltar. Pequenas refeições em curto espaço de tempo, ricas em carboidratos integrais melhoram sintomas como a tensão e a depressão.

Algumas vitaminas como a B6 e a E, e sais minerais como o magnésio, contribuem para o alívio do mal estar. As vitaminas contribuem para a diminuição da ansiedade (tensão nervosa, variação de humor e irritabilidade). A vitamina E especificamente alivia os sintomas da sensibilidade mamária e pode ser encontrada em alimentos como óleos vegetais, ovos, legumes e milho. Já a B6 existe em grande quantidade em nozes, banana, brócolis e couve-flor. O magnésio diminui retenção de líquidos e a vontade de comer doces.

A soja, um dos alimentos funcionais mais completos que existe, contribui muito para os sintomas físicos da TPM, pois possui cálcio, que é recomendado para o tratamento contra TPM e isoflavonas que age no organismo diminuindo significantemente quadros como a enxaqueca, cólicas e inchaço.

in cosmo online

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

8 motivos para você beber mais água

A água é sinónimo de vida, não é por acaso que uma das grandes preocupações da actualidade é a preservação deste líquido … cada dia mais precioso. Economizar água é palavra de ordem da nossa era. Só não vale para uma situação: hidratar o nosso corpo.

A Terra é conhecida como planeta água, tamanha a quantidade desse recurso natural, que ocupa cerca de 70% da sua área. O incrível é que nós também somos formadas por esse líquido na mesma proporção. “A água tem muitas funções no organismo, como manter a nossa temperatura e irrigar tecidos”, diz a nutricionista paulistana Luciana Setaro, mestre em nutrição pela Universidade de São Paulo e doutoranda em ciência dos alimentos. Um tecido bem irrigado significa, na prática, pele e cabelo maravilhosos. Para ajudá-la a manter a corpo e a saúde em dia, destacamos oito motivos que fazem da água uma das suas melhores amigas. Veja nas próximas páginas e refresque-se!

1 - facilita a digestão

A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reacções químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que actuam na digestão.

2 - combate o inchaço
Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, consequentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3 - reduz infecções

Ao manter-se hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele que também transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.

4 - regula a temperatura

Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

5 - turbina a performance na prática de exercício físico

O melhor desempenho em actividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

6 - desintoxica e previne a celulite

Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhoria na circulação sanguínea, acaba por prevenir o aparecimento de celulite.

7 - ajuda a emagrecer
Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contacto com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

8 - melhora a absorção dos nutrientes
Importa lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.

Adaptado de Kátia Cardoso

São já 10% os portugueses que sofrem da diabetes

Dados divulgados pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) asseguram que cerca de 10% dos portugueses sofre, hoje em dia, de diabetes, embora apenas 6,5% sofra oficialmente da doença. No entanto, outros 200 a 300 mil serão igualmente portadores da doença.

Em declarações à TSF, Luís Correia assegurou que o inquérito levado a cabo pela SPD apurou que 6,5% da população portuguesa sofre da doença, embora muitos casos não estejam ainda diagnosticados.

«Sabemos que há uma larga faixa de pessoas que não estão diagnosticadas que pensamos que sejam entre 200 a 300 mil. Daqui vamos aproximar-nos rapidamente do milhão de portugueses que têm diabetes», afirmou.

Ainda de acordo com a mesma fonte, Portugal terá registado, nos últimos 15 a 20 anos, um aumento de cerca de 40% nos portugueses portadores desta doença, com a diabetes tipo II a «aumentar de forma explosiva».

Para o presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, a explicação para este facto está na vida sedentária e na alimentação errada.

«Isto é tão marcante que estão a aparecer diabéticos com idades muito jovens, situação que está ligada à obesidade», acrescentou Luís Correia.

in diáriodigital

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Pães portugueses têm teores de sal muito acima da média europeia

A maior parte do pão vendido em Portugal tem perto de 10 gramas de sal por quilo, muito acima da média de muitos dos pães consumidos na União Europeia, afirma o presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Luís Martins, um dos autores de um estudo sobre o tema realizado na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, que é apresentado quinta-feira em Lisboa.

Luís Martins diz que os resultados do estudo que testou 40 tipos de pão - nomeadamente o pão de trigo, de centeio e integral - são "assustadores". Os pães portugueses foram comparados com outros de perto de dez países europeus e nalguns casos têm mais do dobro do sal.

O médico nota que basta que cada pessoa coma duas carcaças para poder atingir a dose diária de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 5,5 gramas por dia. Um estudo dos mesmos autores do ano passado comprovou que consumo médio de sal dos portugueses é dos mais elevados da Europa, com 12 gramas por dia.

Se o pão for acompanhado de presunto ou fiambre ainda o dia não vai a meio e já foi ultrapassada a dose diária recomendada, alerta o responsável. "O nosso pão [dito] sem sal tem sal a mais."

A presença de sal tem uma relação directa com o cancro do estômago, a hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral (AVC), doença que continua a ser a principal causa de morte em Portugal. "Se conseguirmos reduzir alguns gramas por dois ou três anos é uma das medidas de saúde pública mais importantes dos últimos anos."

O problema é há muito conhecido, reconhece o presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, que diz que há cerca de dez anos que fazem esforços junto da indústria da panificação para a redução do sal. Mas os apelos têm tido pouco sucesso. Manuel Carrageta afirma que há "razões económicas" para a recusa da indústria em mudar: quanto mais sal há nos alimentos mais estes retêm água e ficam mais pesados, o que sai mais barato ao produtor porque implica o uso de menos farinha, explica o cardiologista. Ao mesmo tempo, "os produtos salgados estimulam a sede", o que promove a indústria das cervejas e refrigerantes.

Existe também um factor cultural, que está relacionado com "o desenvolvimento tardio da rede de frio [frigoríficos]" (depois dos anos 1970). Isto significa que a conservação de alimentos em sal se manteve até tarde e isso criou hábitos de consumo de sal.

Curioso é dizer que as papilas gustativas não dão por diferenças de sal até aos 20 por cento. "Se reduzirmos o sal em 19 por cento as pessoas não notam", o que podia permitir a redução gradual do consumo. João Duarte Freitas, presidente da assembleia geral da Confraria do Pão (associação que defende o pão tradicional) e médico, concorda com a necessidade de reduzir o teor do sal porque isso não vem alterar as suas propriedades. "Não se está a falar de sabores, está-se a falar de tempero."

in publico

Nanotubos de carbono injectáveis destroem células do cancro

Nanotubos de carbono injectáveis destroem células cancerígenas após serem activados por ondas de radiofrequência. Os nanotubos funcionam como ‘bombas’ de aquecimento programadas.


A ideia não é original e são vários os trabalhos científicos realizados com base no princípio que um dia será possível construir ‘bombas’ inteligentes a uma escala tão diminuta, capazes de entrar no organismo e destruir apenas as células cancerígenas sem danificar as saudáveis.

Uma ideia que, a ser alcançada, pode revolucionar a medicina e principalmente as terapias de combate ao cancro. Pela primeira vez, cientistas da Universidade do Texas, nos EUA, apresentam resultados positivos em coelhos, ao conseguir desenvolver uma nanotecnologia capaz de afectar, de dentro para fora, as células do cancro.

A equipa de cientistas, liderada por Steven Curley, apresenta os resultados da experiência na edição on-line, do jornal científico Câncer e revela-se entusiasmada por esta ser a primeira experiência realizada em animais vivos.

A tecnologia desenvolvida baseia-se em nanotubos de carbono que quando dentro do organismo reagem a radiofrequências emitidas a partir do exterior. Em experiências anteriores, os cientistas tinham já conseguido perceber que os nanotubos de carbono conseguem absorver a radiação situada perto dos infravermelhos, a qual pode entrar no corpo humano sem provocar danos.

No entanto, este tipo de radiação tinha o problema de ser capaz de penetrar apenas até quatro centímetros a partir do exterior, o que a tornaria impraticável para combater células cancerígenas mais profundas.

Agora, a equipa de cientistas da Universidade do Texas, decidiu utilizar as radiofrequências e obteve resultados positivos, já que as ondas de rádio conseguem trespassar o corpo humano sem danos.

O interessante desta nova técnica é a capacidade que os nanotubos de carbono têm para destruírem as células cancerígenas a partir do interior das mesmas. Os cientistas explicam que na experiência injectaram nanotubos de carbono em células tumorais do fígado de coelhos e de seguida direccionaram ondas de rádio no local durante dois minutos.

De acordo com o resultado da experiência, os nanotubos de carbono aqueceram e mataram as células cancerígenas, provocando poucos estragos nas células saudáveis em redor das primeiras.

«Injecções intertumorais directas de nanotubos de carbono in vivo, seguidas de imediato por tratamento de radiofrequência foram bem toleradas por coelhos com tumores hepáticos VX2», escrevem os cientistas no artigo publicado no Câncer.

Os especialistas adiantam que, «ao fim de 48 horas, todos os tumores tratados com nanotubos de carbono apresentaram necrose completa, ao passo que os tumores de controlo que foram tratados com radiofrequência sem nanotubos de carbono permaneceram completamente viáveis», sendo que, «os tumores que foram injectados com nanotubos mas que não foram tratados com radiofrequência também se mantiveram».

Os cientistas acreditam que esta nova tecnologia poderá começar a ser testada em humanos no espaço de 5 anos, sendo que actualmente, estão a estudar formas de acoplar os nanotubos de carbono a agentes que têm por alvo as células cancerígenas, de forma a controlar a acção dos nanotubos sem danificar as células saudáveis.


In TV Ciência

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O mealheiro explode quando não lhe dão "alimento"

A fabricante japonesa de brinquedos Tomy vai lançar um mealheiro que "reclama" quando não lhe enchem a barriga de moedas e notas.

Quando o utilizador não o "alimenta" com dinheiro, o mealheiro vibra, apita, e, por fim, explode, ou melhor, abre automaticamente uma porta e espalha pelo chão as moedas que estão lá dentro.

O processo tem que ser repetido diariamente.

É assim que o mealheiro da Tomy quer obrigar os japoneses a poupar dinheiro. «Este é um mealheiro em que não há hipótese senão poupar», disse um porta-voz da Tomy, citado pela Reuters. «Quisemos adicionar emoção a um acto que é normalmente meticuloso», acrescentou.

O produto chega ao mercado japonês na próxima semana no Japão e custará cerca de 27 dólares.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ruud Gullit apresentado como treinador do LA Galaxy

O holandês Ruud Gullit, que já foi considerado o melhor jogador do mundo, foi apresentado como treinador do Los Angeles Galaxy, clube do campeonato norte-americano, Major League Soccer (MLS, nome da Liga Americana), onde actuam o português Abel Xavier e o inglês David Beckham.

A estação de televisão onde Gullit, 45 anos, trabalhava como comentador indicou na passada sexta-feira que o antigo jogador holandês, campeão de Europa em 1988, iria assinar um contrato de três anos.

Na sua experiência como treinador, Gullit já passou pelo Chelsea, onde venceu uma Taça de Inglaterra em 1997, Newcastle e Feyenoord. Gullit foi nomeado o melhor jogador do mundo pela revista World Soccer nos anos de 1987 e 1989

A Herbalife orgulha-se de ser a companhia nutricional oficial do L.A. Galaxy e ter o Dr. Luigi Gratton como Consultor Nutricional do L.A. Galaxy.

Especialistas revelam que a maioria das pessoas não sabe que alimentação adequada previne cancro

Especialistas da Escola de Saúde Pública de Harvard (Estados Unidos) revelam que o que as pessoas comem e a velocidade em que crescem são importantes causas de cancro, porém as pessoas não têm tido em consideração estes aspectos.

O trabalho realizado pelos especialistas contemplou a análise de 7 mil estudos, chegando à conclusão que as pessoas “precisam de considerar o cancro como um produto de muitas influências a longo prazo e não como algo que acabou de acontecer”.

Concluíram ainda que a maioria dos americanos não entende as causas de longo prazo do cancro. Algumas das conclusões que chegaram:
- apenas 38% sabe que uma dieta rica em carnes vermelhas aumenta o risco de cancro
- 49% sabe que alimentação pobre em frutas e vegetais são um grave factor de risco
- 46% tem conhecimento do papel da obesidade
- 71% ligam o cancro ao uso de pesticidas na produção

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Obesidade aumenta casos de cancro

Investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicaram um estudo de grandes dimensões que mostra existir uma ligação entre a obesidade das mulheres e a possibilidade destas desenvolverem cancro. O trabalho, liderado por Gillian Reeves, aponta para que o excesso de peso produza 5% dos casos de cancro no país.


Um estudo internacional, publicado na semana passada, chegou a uma conclusão semelhante.

"Estimamos que ter peso a mais ou ser obesa representa cerca de seis mil dos novos 120 mil casos de cancro entre mulheres de meia idade ou mais idosas no Reino Unido", explicou Reeves, citado pela BBC. Este número, adiantou o investigador, não está distribuído de forma uniforme. Dois terços dos novos casos de cancro ligados à obesidade são do útero ou da mama.

Outra constatação é de que o excesso de peso não basta, mas este está também ligado à idade da mulher. Por exemplo, o risco de cancro da mama surge com ligação à obesidade apenas depois da menopausa. Segundo uma investigadora de cancro, Sara Hiom, "muitas pessoas associam o excesso de peso ao risco geral de saúde, mas não fazem uma ligação específica ao cancro".

O estudo foi publicado pela Associação Médica Britânica e debruçou-se sobre os casos de 45 mil pacientes, num total de um milhão de mulheres britânicas.

Na semana passada, tinha sido publicado um estudo internacional com conclusões semelhantes. Entre os cancros potencialmente ligados ao excesso de peso contam-se o do útero, esófago, fígado e ovários, além de leucemia e cancro do pâncreas, entre outros.

O problema da obesidade atinge 23% das mulheres britânicas, sendo que mais de um terço das inglesas (34%) têm peso a mais.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Revista Today: Controlar o peso de uma forma equilibrada





Novembro de 2007

Fórmula 1 – Uma opção de refeição equilibrada
Formulada por especialistas nutricionais, a Fórmula 1 Substituto de Refeição para Controlo de Peso e Nutrição Equilibrada contém um excelente equilíbrio de ingredientes, para uma refeição equilibrada, independentemente de estar a tomar dois batidos por dia para controlar o peso, ou um batido por dia para manter um peso saudável.

Disponível em seis sabores deliciosos, é uma refeição equilibrada, prática e fácil de preparar, criada especialmente para as pessoas que desejam estar no seu melhor absoluto. Tudo o que tem a fazer é manter-se empenhado e nós apoiaremos a sua caminhada.

Factos Absolutos:

• Menos de 220 calorias (quando preparada com 250 ml de leite meio gordo) para o ajudar a controlar a ingestão de calorias
• Elevado teor de vitaminas e minerais essenciais, para ajudá-lo a atingir a Dose Diária Recomendada (DDR)
• Contém proteínas de soja, para ajudá-lo a sentir-se satisfeito durante mais tempo
• Naturalmente rica em fibras, para ajudar a apoiar uma boa digestão.

Para mais informações

Cientistas afirmam que obesidade pode matar mais que cigarro

Relatório divulgado na Grã-Betanha aponta que o cigarro diminui a expectativa de vida de uma pessoa em 10 anos, já a obesidade, 13 anos.


O estudo desenvolvido foi considerado o mais completo sobre o assunto até hoje. A previsão é que em 2050 o número de obesos no país chegue a 60% da população masculina e 50% da população feminina.
.