sexta-feira, 6 de março de 2009

Aprovado novo tratamento para o tipo mais comum de leucemia em adultos

Estudo internacional demonstrou que rituximabe combinado com quimioterapia aumenta de forma significativa a sobrevida de pacientes que sofrem com a doença.


A Comissão Européia aprovou, com base em um estudo internacional fase III, o Rituximabe (Mabthera) em combinação com a quimioterapia para o tratamento de pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) previamente não tratada. Este é o tipo mais comum de leucemia que afeta os adultos, responsável por cerca de 30% a 40% de todas as formas de leucemia em países ocidentais. No Brasil, não há um levantamento especifico deste tipo de câncer, mas o INCa - Instituto Nacional do Câncer - estima que em 2008 tenham sido diagnosticados 470 mil novos casos de leucemia (todos os tipos) .

Os resultados do estudo mostraram que os pacientes que receberam o Mabthera em combinação com a quimioterapia como primeiro tratamento viveram uma média de 40 meses (3 anos e 3 meses) sem que o câncer progredisse, em comparação com uma média de 32 meses (2 anos e meio) para os pacientes que receberam somente a quimioterapia. Chamado de CLL8, o estudo foi conduzido em 11 países e contou com a participação de 817 pacientes com LLC, recebendo tratamento em primeira linha (primeira opção de tratamento).

"Os dados do estudo sugerem que o Mabthera usado em combinação com a quimioterapia tem o potencial para tornar-se o tratamento padrão para a LLC", disse o professor Michael Hallek, da Universidade de Colônia, na Alemanha, responsável pela condução do estudo. "Hoje, com a aprovação, MabThera será o melhor tratamento, combinado com quimioterapia, disponível para os pacientes com LLC em toda a Europa".

A leucemia linfocítica crônica (LLC) afeta principalmente os idosos com 70 anos - 80% dos pacientes são diagnosticados após os 55 anos e é mais freqüente entre 65 e 70 anos. Geralmente a LLC é considerada uma doença com progressão lenta, mas uma proporção significativa dos pacientes tem a progressão da doença rapidamente.

Atualmente, a LLC é considerada incurável e o objetivo do tratamento é controlar os sintomas e prolongar o tempo de vida dos pacientes sem que a doença piore. Os resultados do CLL8 demonstram que os pacientes tratados com o Mabthera viveram mais tempo sem que a doença progredisse, diminuindo o número de visitas frequentes ao hospital.

"Hoje, a aprovação do Mabthera para LLC é uma ótima notícia para os pacientes que sofrem desta doença devastadora. Vimos que Mabthera transformou a vida de mais de 1,5 milhão de pacientes com linfoma não-Hodgkin (NHL) e esperamos que esta aprovação traga uma mudança semelhante para as pessoas que sofrem desta doença", disse William M. Burns, CEO da Divisão Farmacêutica da Roche.

Sobre MabThera

O Rituximabe (cujo nome comercial é MabThera) é um anticorpo monoclonal, desenvolvido para pacientes com linfoma não-Hodgkin, um dos tipos mais comuns de câncer de células do sangue. Foi o primeiro anticorpo monoclonal aprovado pelo FDA(Food and Drug Administration - agência norte-americana responsável pelo controle dos medicamentos) em 1997 para o tratamento de câncer e representa um avanço na Medicina ao desenvolver o conceito de terapia dirigida a um alvo. Diferente da quimioterapia clássica que mata não somente as células doentes, mas ataca também células sadias, o MabThera age exclusivamente sobre as células CD20 positivas. Com isto, além de poder oferecer aos pacientes maiores chances de cura com melhor qualidade de vida, possui boa tolerabilidade, não se observando os efeitos colaterais frequentes da quimioterapia (queda de cabelo, efeitos tóxicos no coração, rins etc...)

Na oncologia, MabThera é indicado:

- Para o tratamento de pacientes com linfoma folicular fase III-IV - não-tratados anteriormente, em combinação com a quimioterapia;

- Como manutenção terapêutica para pacientes com recidiva/refratário linfoma folicular para indução da resposta terapêutica com quimioterapia, com ou sem Mabthera;

- Para o tratamento de doentes com linfoma não-Hodgkin difuso grandes células B CD20 positivo , em combinação com quimioterapia CHOP (ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina, prednisolona);

- Como monoterapia para o tratamento de pacientes com linfoma folicular estágio III-IV, que são resistentes à quimioterapia ou estão na segunda ou subsequente recidiva após quimioterapia.

Além disso, em reumatologia, Mabthera em combinação com metotrexato é indicado para o tratamento de pacientes adultos com artrite reumatóide ativa grave, que tiveram uma resposta inadequada ou intolerância a outras drogas, anti-reumáticas (DMARD) modificadores da doença, incluindo um ou mais agentes antagonistas (TNF).

Nos Estados Unidos, Japão e Canadá, MabThera é conhecido como Rituxan. Até o momento, mais de 1,5 milhão de pacientes foram tratados com Mabthera mundialmente.

SOBRE A ROCHE

Sediada na Basiléia, Suíça, a Roche é uma das empresas mundiais líderes no setor de saúde, tendo como foco pesquisa nas áreas de produtos farmacêuticos e de diagnósticos. Líder mundial em biotecnologia e inovadora em produtos e serviços para a detecção precoce, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, o Grupo Roche contribui de forma ampla à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida das pessoas. A companhia também é líder mundial no mercado de diagnóstico in-vitro, assim como no fornecimento de medicamentos para o tratamento de câncer, transplante e virologia. Ela também se destaca em outras importantes áreas terapêuticas, como doenças auto-imunes, doenças metabólicas e do sistema nervoso central. Em 2008 as vendas da divisão farmacêutica totalizaram 36 bilhões de francos suíços e, da divisão diagnóstica, 9,7 bilhões de francos suíços. A Roche tem investido em alianças estratégicas com diversos parceiros, incluindo uma participação acionista majoritária nas empresas Genentech e Chugai. Em 2008 investiu cerca de 9 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento. O grupo conta com uma equipe de cerca de 80.000 colaboradores no mundo inteiro. Mais informações estão disponíveis no site www.roche.com.br .

in http://www.segs.com.br