sábado, 28 de novembro de 2009

Casos de gripe A sem sintomas são comuns

Desconhece-se o motivo, mas há pessoas que foram infectadas com a gripe A, sem revelar sinais relevantes da doença, confirmou à TSF quem tem seguido de perto a evolução da epidemia. São os chamados casos assintomáticos.

Existem muitos doentes com gripe A que nem notam que têm a doença. Apanharam o vírus, mas não têm praticamente nenhum sintoma.

Os números são incertos, mas os especialistas dizem que os chamados casos assintomáticos são muito comuns e surgem mais vezes do que os doentes graves.

A Alta-Comissária da Saúde, Maria do Céu Machado, explica que «percebemos que pessoas que estiveram em contacto com doentes com gripe A têm às vezes um mal estar muito ligeiro, uma dor de cabeça, uma febre baixa ou um nariz a pingar e que com certeza também têm gripe A». Sintomas muito ligeiros que não chegam para identificar a doença.

Maria do Céu Machado diz que uma características da gripe A é apresentar sintomas muito diferentes: «ligeiríssimos, moderados ou graves, num número muito pequeno de pessoas».

Paulo Moreira, do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças Infecciosas, acrescenta que em muitos casos o vírus é assintomático, ou seja, «não provoca sintomas que levem o próprio indivíduo a notar que está afectado» com gripe A.

in TSF