terça-feira, 30 de outubro de 2007

Palestra Sobre Nutrição e Bem-Estar Castelo Branco

Realiza-se dia 30 de Outubro, terça-feira, pelas 19:30 h uma palestra de sensibilização e informação sobre Nutrição e Bem-Estar. Este evento vai ser realizado no Auditório do Instituto Português da Juventude em Castelo Branco.

Esta Palestra é patrocinada pela Herbalife e seus Distribuidores e tem um carácter meramente informativo. Os participantes vão poder conhecer e experimentar alguns produtos de Nutrição Celular.

Para reserva e inscrições, é favor contactar Daniela Gordo Mahomed para o telefone 96 512 44 54 / 91 802 43 33 ou para o mail daniela.mahomed@casadanutricao.com

Seis motivos para controlar o peso - Avalie o seu bem-estar

Não é preciso pensar no assunto durante o fim-de-semana e tomar aquela resolução de começar uma dieta na segunda-feira. Quando o assunto é obesidade e todas as complicações que surgem a partir da guerra contra a balança, vale a pena estar bem informado.

Controlar o peso significa mais saúde e longevidade, beleza, bem-estar e a certeza de estar fazendo a coisa certa. Especialistas de diversas áreas da saúde comentam por que sempre é tempo de “entrar no eixo”.

1. Quanto você se importa com sua visão?
De acordo com o doutor Renato Neves, oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos, a obesidade causa impacto direto sobre a visão, podendo desencadear problemas sérios com o passar do tempo. “Estudos norte-americanos mostram que consumir carboidratos com alto índice glicêmico, ou seja, que se transformam rapidamente em açúcar, aumentam as chances de a pessoa desenvolver degeneração macular relacionada à idade, que é uma doença degenerativa da visão e uma das causas de cegueira na terceira idade”.

Neves diz que bolos, biscoitos, pizzas, pão branco e todos os tipos de doces têm índice glicêmico mais alto do que alimentos como arroz integral e legumes. “Além da degeneração macular, como a obesidade também acaba favorecendo o aparecimento do diabetes, há também sérias complicações nesse sentido”.

2. Quanto você quer ter filhos?
Pesquisadores da Universidade de Valência, na Espanha, revelaram que o endométrio – tecido que reveste a parede do útero – de mulheres com sobrepeso ou obesas costuma apresentar problemas relacionados à fertilidade.

De acordo com a ginecologista Silvana Chedid, especialista em Medicina Reprodutiva, mulheres obesas têm mais dificuldade para engravidar e estão mais propensas a sofrer um aborto. “O excesso de peso tanto pode surtir efeito nos ovários, onde os óvulos são produzidos, como no endométrio, onde são depositados os óvulos fertilizados. Além disso, o excesso de peso põe em risco a saúde da mãe e do bebê, podendo favorecer o surgimento de diabetes gestacional ou mesmo hipertensão”.

Silvana Chedid chama atenção para vários estudos que comprovam que homens acima do peso têm espermas de pior qualidade, enfrentando dificuldades para ter filhos. “Em alguns casos, perder peso contribui para aumentar as chances de concepção. O problema se agrava quando, além de estar acima do peso, o homem tem mais de 40 anos e é fumante. Nesse ponto, a Ciência socorre, porque atualmente há métodos muito eficientes para tratar a infertilidade masculina”.

3. Quanto você valoriza os seus movimentos?
Jovens adultos que estão com sobrepeso ou são obesos podem estar ‘condenados’ à cirurgia de quadril no futuro. Pesquisas reforçam a importância de se controlar o excesso de peso ainda na infância e adolescência, já que, na fase adulta, os riscos de sofrer de artrite severa e necessitar passar por uma cirurgia do quadril são duas ou três vezes maiores.

“O impacto de ser um jovem obeso ou estar sempre com sobrepeso é muito maior sobre as articulações do quadril e joelho do que aquela pessoa que engordou depois dos 40 anos”, diz o ortopedista Lafayette Lage, especialista em cirurgias de quadril e medicina esportiva.

4. Quanto você se preocupa em ter um corpo bonito?
“Por uma questão cultural, o corpo ‘ideal’ está relacionado ao mercado de trabalho, às questões afetivas e de relacionamento. Hoje em dia, a grande maioria dos jovens não encara a obesidade do ponto de vista da saúde, mas da estética. E essa tem sido a causa de sofrimento, depressão e de comportamentos de esquiva social, que prejudicam a qualidade de vida desses jovens”, diz o professor Luiz Gonzaga Leite, chefe do setor de psicologia do Hospital Santa Paula.

A lipoaspiração vem ganhando força entre jovens que, insatisfeitos com o corpo, acreditam que é mais fácil passar por uma cirurgia plástica do que mudar os hábitos. “Alertar tanto as jovens quanto seus pais que a lipoaspiração é contra-indicada antes dos 18 anos é um dever profissional. Cabe ao cirurgião plástico ter uma longa e explicativa conversa sobre o procedimento antes de tomarem qualquer decisão”, diz o cirurgião plástico Fabrício Torres, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Torres teme a banalização da cirurgia plástica por parte do público jovem e afirma que todo procedimento cirúrgico, ainda que seja para eliminar gordura localizada, envolve os mesmos riscos de qualquer outra cirurgia. “Não se trata de uma decisão baseada apenas no poder aquisitivo, mas na maturidade da paciente. Além disso, há hábitos que contribuem para um melhor (ou pior) resultado. O fumo, a má alimentação e o sedentarismo ao longo da vida refletem na recuperação. Quem leva uma vida saudável certamente tem o organismo trabalhando em seu favor”.

5. Quanto você ama seu coração?
Estudo americano desenvolvido na Boston University School of Medicine revela que mesmo as pequenas perdas de peso contribuem para diminuir os riscos de hipertensão, já que a obesidade é apontada como o principal fator de risco para o aumento da pressão arterial e, conseqüentemente, para as doenças do coração.

“Não é necessário perder 20 quilos para sentir benefícios à saúde. Ainda assim, quanto mais acima do peso o paciente estiver, tanto mais massa extra ele terá de se livrar”, diz Otávio Gebara, médico cardiologista do Instituto de Cardiologia de São Paulo.

Segundo o especialista, o próprio entusiasmo da pessoa que inicia um processo de emagrecimento faz com que ela mude seu estilo de vida e passe a incorporar atividades em seu dia-a-dia que também colaboram para diminuir a incidência de hipertensão e diabetes. “O paciente que emagrece se sente mais disposto a praticar esportes, caminhadas e outras atividades que colaboram para manter o peso”.

6. Quanto você quer ter uma vida saudável?
Os hábitos desregrados de hoje recairão sobre a saúde amanhã, facilitando o aparecimento de doenças e favorecendo o envelhecimento. Essa é a opinião da doutora Sandra Houly, clínica geral do Hospital Santa Paula. “Você é aos 40 anos o que você cultivou aos 20. A isso se deve o aumento da obesidade, dos distúrbios do sono, das doenças do coração, renais ou hepáticas. É preciso alertar os jovens para a urgência de adotarem hábitos de vida mais saudáveis desde já”.

A médica propõe uma mudança radical na vida dos jovens que, hoje, não têm hora para comer e ainda se fartam de lanches, pizzas e salgadinhos em frente do computador. “É imprescindível que o jovem aprenda a comer bem. O café da manhã deve ser a principal refeição do dia. Frutas, que são ricas em nutrientes e fibras, auxiliando na digestão, não podem continuar sendo ignoradas. Praticar esportes, caminhar e procurar não virar as noites nas baladas, além de evitar o consumo elevado de álcool e tentar parar de fumar imediatamente”, aconselha a doutora Sandra Houly, que teme por uma geração de jovens adultos envelhecidos precocemente e doentes.

Fontes: Dr. Renato Neves, oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos;Dra. Silvana Chedid, ginecologista especialista em Reprodução Humana e diretora da clínica Chedid Grieco Medicina Reprodutiva;Dr. Lafayette Lage, ortopedista especialista em cirurgias de quadril e medicina esportiva, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta; Prof. Luiz Gonzaga Leite, chefe do setor de psicologia do Hospital Santa Paula;Dr. Fabrício Torres, cirurgião plástico e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;Dr. Otávio Gebara, médico cardiologista do Instituto de Cardiologia de São Paulo;Dra. Sandra Houly, clínica geral do Hospital Santa Paula.

in jornal o debate

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Primeira dama apela ao rastreio do cancro da mama

Maria Cavaco Silva juntou no Palácio de Belém um grupo de mulheres que sobreviveram ao cancro da mama, como forma de apelo ao rastreio da doença.

Uma campanha com este objectivo vai iniciar-se no mês de Novembro, em Coimbra, pretendendo abranger um universo de 30 mil mulheres, durante dois anos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Bomba de insulina disponível em Portugal

Dispositivo evita uma média de 120 injecções por mês.

Poderá constituir-se numa verdadeira revolução na qualidade de vida dos doentes diabéticos. Já se encontra disponível em Portugal um inovador dispositivo de administração de insulina que apresenta como vantagem primacial a possibilidade de acabar com as muitas e incómodas injecções a que aqueles pacientes estão tantas vezes sujeitos.

A bomba de insulina já é uma realidade no nosso país.

A principal mais-valia do novo método salta de imediato à vista: com a bomba de insulina o diabético vê abolida a necessidade da picada diária, tendo como consequência imediata uma melhor qualidade de vida e, por inerência, um mais eficaz controlo da diabetes. A terapia com base neste pequeno aparelho substitui a tradicional injecção diária por uma injecção de três em três dias, o que equivale a dizer que serão cerca de 120 menos picadas por mês, associadas a uma menor taxa de complicações. Se o facto de ser menos picado do que o estritamente necessário é algo que previsivelmente agrada a qualquer um dos cerca de 20 mil doentes diabéticos, no caso das crianças essa mais-valia ganha contornos ainda mais expressivos, como lembra Paulo Madureira, presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal.

O pequeno aparelho, com o tamanho de um “pager” e apenas 100 gramas de peso, administra as doses diárias de insulina de forma permanente durante as 24 horas do dia, e é programado de acordo com as necessidades específicas de cada doente. A bomba dispõe de um pequeno reservatório de insulina de acção rápida que, ligada a um tubo muito fino, conduz a medicação a um cateter colocado debaixo da pele, que tem, esse sim, de ser substituído a cada três dias. O dispositivo electrónico permite aos doentes diabéticos uma nova qualidade de vida, já que poderá fazer as suas refeições, levar a cabo a actividade física que entender e gerir o seu próprio stress, fazendo variar a quantidade de insulina administrada sem ter de se sujeitar a mais picadas, como explica Helena Cardoso, especialista em endocrinologia e nutrição médica do Hospital de Santo António, na cidade do Porto.

Porque “o bom controlo da diabetes é a melhor prevenção das suas complicações”, Francisco Carrilho, endocrinologista dos Hospitais da Universidade de Coimbra, atesta também que “investir no bom controlo da diabetes é também uma forma de poupar recursos, pois evita-se complicações e doenças que, além do sofrimento humano que provocam, obrigam também ao gasto de recursos profissionais e económicos muito elevados”.

Dados da Federação Internacional da Diabetes estimam em cerca de 230 milhões o número de pessoas que, à escala mundial, sofrem desta doença, prevendo-se que esse número possa atingir os 350 milhões em 2025. Diariamente, segundo a mesma fonte, são feitos aproximadamente 200 diagnósticos de diabetes de tipo I (insulino-dependente) em crianças, sendo que actualmente haverá mais de 440 mil em todo o mundo que, com menos de 14 anos de idade, já são portadoras da doença. Em Portugal a realidade também não é animadora, estimando-se uma prevalência de 650 mil diabéticos, 20 mil dos quais serão jovens com a forma mais grave da doença.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

As empresas tradicionais são as verdadeiras pirâmides

Considerando o conteúdo da entrevista uma verdadeira delícia e porque julgamos importante que todos tomem conhecimento desta realidade, publicamos na íntegra a entrevista concedida por Robert Kiyosaki à Revista Networmak Marketing Lifestyles (NML) onde ele fala sobre os seus livros, a sua filosofia e sua visão sobre o MLM (Marketing Multinível).

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Estar acima do peso aumenta risco de doenças cardíacas

Estudo publicado na revista científica Archives of Internal Medicine revela que pessoas que estão apenas um pouco acima do peso já apresentam maior risco de desenvolver doenças cardíacas, mesmo aquelas que mantêm pressão sanguínea e colesterol em níveis saudáveis.

Os cientistas responsáveis pelo estudo referem que o crescimento mundial do número de pessoas com sobrepeso moderado pode levar a um aumento da incidência de doenças cardíacas.

Este trabalho contemplou a análise de 21 estudos que avaliavam o impacto do sobrepeso e da obesidade no coração em 302 mil indivíduos. Os especialistas concluíram que as pessoas com sobrepeso moderado tinham 32% de maior risco de desenvolver doença cardíaca e um aumento de 17% nos níveis de pressão e colesterol, sendo que no caso dos obesos o risco de desenvolver doença cardíaca aumentava em 81% e os níveis de pressão e colesterol um aumento de 49%.

sábado, 20 de outubro de 2007

Apresentação Oficial de David Beckham pelo L.A. Galaxy - CNN

Sendo um grande orgulho ver David Beckham no L.A. Galaxy, equipa de futebol que integra a primeira liga profissional de futebol dos EUA e onde alinha também o português Abel Xavier, damos oportunidade a que todos revejam a apresentação oficial de David Beckham transmitida pela CNN.

A Herbalife orgulha-se de ser a companhia nutricional oficial do L.A. Galaxy e ter o Dr. Luigi Gratton como Consultor Nutricional do L.A. Galaxy.


terça-feira, 16 de outubro de 2007

ONU assinala hoje Dia Mundial da Alimentação

A Organização das Nações Unidas ONU assinala, esta terça-feira, mais um Dia Mundial da Alimentação, este ano sob o lema «O Direito à Alimentação».


Numa época em que todas as noites 854 milhões de crianças, homens e mulheres vão para a cama de estômago vazio, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon recordou que a alimentação é «um direito humano fundamental», mas que o progresso feito neste campo pelos países desenvolvidos, que se comprometeram em reduzir para metade, até 2015, o número de pessoas que no mundo são afectadas pela fome, tem sido «lento».

Actualmente, cerca de 14% da população mundial sofre de fome ou insegurança alimentar, o termo usado pela FAO (Agência para a Alimentação e Agricultura) para caracterizar a falta de acesso a alimentos suficientes para a vida, a subsistência e a saúde.

Em cada dia que passa, cerca de 16 mil crianças com menos de cinco anos morrem por fome ou problemas a esta associados. Isto apesar da agricultura estar a produzir 17% mais de calorias por pessoa, por comparação ao que produzia há três décadas, e mesmo tendo em conta que a população mundial aumentou 70% nesse período.

A FAO reúne-se, esta terça-feira, em Roma, em assembleia plenária, para, mais uma vez, discutir o problema da fome.

Dia Mundial da Alimentação

A 16 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração, que teve início em 1981, é na actualidade reconhecida em mais de 150 países como uma importante data para alertar e consciencializar a opinião pública quanto a questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação.

Esta data assinala ainda a fundação da FAO (Food and Agriculture Organization – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), que teve lugar no Canadá (Quebeque) em 1945.

Desde 1981, O Dia Mundial da Alimentação salienta um tema em particular sobre o qual incidem as actividades comemorativas. Os temas mais recentes foram:
- 2000 - O Milénio sem Fome
- 2001 - Combater a Fome para Reduzir a Pobreza
- 2002 - Água: Fonte de Segurança Alimentar
- 2003 - Trabalhar em Conjunto por uma Aliança Internacional contra a Fome
- 2004 - Biodiversidade para a Segurança Alimentar
- 2005 - Agricultura e Diálogo Intercultural

in wikipédia

Actualizações
- 2006 - Investir na Agricultura para a Segurança Alimentar
- 2007 - O Direito à Alimentação
- 2008 - Segurança Alimentar Mundial: os Desafios das Mudanças Climáticas e Bioenergia
- 2009 - O Direito à Alimentação

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Revista Today: Manter um corpo em boa forma






Outubro de 2007

Sente-se, por vezes, “vergado” sob a comida quando faz exercício físico?
Fazer um programa de “fitness” intensivo significa que provavelmente prefere sentir uma certa “leveza” no que respeita aos alimentos que ingere antes do treino. É por isto que é importante fazer uma refeição leve, mas que o deixe satisfeito, que não o faça sentir-se pesado.

Preparar uma refeição com elevado teor de proteínas é uma complicação e demasiado demorado?

As proteínas são importantes para desenvolver massa muscular magra e uma refeição com elevado teor de proteínas, equilibrada e prática, é um imperativo para os que se interessam pela boa forma.

Está a dar ao seu corpo refeições densas e m nutrientes e em proteínas, para ajudar a reduzir o tempo de recuperação?
Os treinos vigorosos adicionam uma tensão extra no corpo, tornando a recuperação pós exercício físico uma altura crítica para começar o processo de reparação das fibras musculares danificadas e da substituição dos nutrientes essenciais perdidos durante a actividade física. É importante reabastecer o corpo com uma refeição densa em nutrientes e alto teor de proteínas.

Mais informação no destacável de Outubro de 2007

Os 25 alimentos mais saudáveis para o coração

Com o apoio de nutricionistas da Clínica Cleveland e da Associação Dietética Americana, o WebMD – Better Information. Better Health publicou uma lista dos alimentos mais ricos em nutrientes que ajudam a proteger o sistema cardiovascular.

Os especialistas referem que “há uma abundância de frutas e vegetais em muitas cores, formas e tamanhos que são bons para o coração e para os vasos sanguíneos”. Com uma alimentação adequada podemos reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Os alimentos são: salmão, semente de linhaça, farinha de aveia, alguns tipos de feijão, amêndoas, nozes, vinho tinto, atum, tofu, arroz integral, leite de soja, uvas-do-monte (blueberries), cenouras, espinafre, brócolos, batata doce, pimentão vermelho, aspargos, laranja, tomate, melão cantaloupe, papaia, chocolate preto e chá

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Videogame ensina crianças sobre alimentação e depois desliga

Com o aumento das taxas de obesidade infantil, a maior organização de manutenção da saúde nos Estados Unidos lançou nesta terça-feira um videogame online para ensinar às crianças sobre o que comer, o qual desliga 20 minutos depois.

A empresa Kaiser Permanente disse que o jogo "The Incredible Adventures of the Amazing Food Detective" foi projetado para mostrar a crianças de 9 a 10 anos sobre alimentação saudável e exercícios.

Mas em vez de manter as crianças diante do computador por horas, o jogo busca fazê-las se mexer. Ele tem uma função que interrompe as partidas 20 minutos depois --e outra que não os permite voltar dentro de 60 minutos.

"As crianças nos Estados Unidos passam muito tempo na frente da TV e a mensagem que elas recebem sobre alimentação, atividade e modelos são todas erradas", afirmou Ray Baxter, vice-presidente sênior da Kaiser Permanente.

"Dar sermão e dizer às crianças para comer mais vegetais não vai funcionar. Você tem de mudar o ambiente e mudar a mensagem."

O jogo inclui caçadas que ensinam às crianças a discernir os rótulos dos alimentos, experimentos que mostram a elas como medir o açúcar nas bebidas, receitas saudáveis, exercícios para fortalecimento e atividades familiares para promover uma alimentação mais saudável.

Quase 20 por cento das crianças dos EUA são obesas, o que gera temores sobre uma expectativa de vida menor e de aumento do custo dos cuidados com diabetes e outras doenças relacionadas à obesidade.

O jogo da Kaiser está disponível gratuitamente em inglês e espanhol nos sites www.kp.org/amazingfooddetective e www.cdc.gov.

In Reuters