quarta-feira, 18 de abril de 2007

Conceitos

# Gordura Trans


Durante muitos anos, a gordura saturada foi considerada a grande inimiga das doenças cardiovasculares. Agora, o olhar vigilante de médicos e nutricionistas volta-se contra uma prima dela, cujos efeitos podem ser ainda piores: a gordura trans.

É bem provável que nunca tenha ouvido falar desta gordura, mas a gordura trans está no salgadinho de pacote, na batatinha frita dos restaurantes fast food, na maioria das margarinas, nas pipocas de micro-ondas, nos bolos e tortas industrializados e nas bolachas.


Assim como a gordura saturada, a trans aumenta os níveis de LDL, o mau colesterol que circula no sangue. Mas o seu efeito nocivo vai mais além porque também diminui os índices do HDL, o bom colesterol. Por ser tão perniciosa, o FDA, a agência americana de controle de alimentos e remédios, decidiu que os consumidores deveriam ser alertados.


Uma norma recente obriga os fabricantes de alimentos industrializados dos Estados Unidos a identificar e discriminar no rótulo dos seus produtos a quantidade de gordura trans contida neles.


# Dieta


Refere-se aos hábitos alimentares individuais.


Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição.


in wikipédia


# Nutrição


É um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais.


in wikipédia


# Antioxidantes


Componentes da dieta que estão envolvidos na manutenção e reparação das células e do DNA. Os antioxidantes da dieta incluem carotenóides, vitamina C, vitamina E e Selénio.


# Obesidade


Acumulação excessiva, mais ou menos generalizada, de tecido adiposo, que provoca um aumento de peso superior a 25% do peso estimado normal.



# Alimento


Qualquer substância, líquida ou sólida, que, quando ingerida, fornece ao organismo materiais necessários para o seu funcionamento, crescimento ou reparação e para a manutenção de um bom estado de saúde (os nutrientes).


Cada alimento é constituído por vários elementos químicos que, combinados entre si em quantidade e variedade diferentes, caracterizam cada alimento, conferindo-lhe diferentes cores, sabores, texturas e propriedades específicas.


Dessas substâncias, que constituem os alimentos, as que são utilizadas pelo nosso organismo para a manutenção da saúde são chamadas de nutrientes.


# HDL


O colesterol de lipoproteínas de alta densidade (HDL), é normalmente designado por "colesterol bom", porque é através dele que se elimina o colesterol presente no sangue. Níveis elevados de HDL no sangue podem contribuir para um menor risco de doença cardíaca, enquanto que os níveis baixos podem fazê-lo aumentar.


# Radical Livre


Denomina-se radical livre toda molécula que possui um elétron ímpar em sua órbita externa, fora de seu nível orbital, gravitando em sentido oposto aos outros elétrons. Este elétron livre favorece a recepção de outras moléculas, o que torna os radicais livres extremamente reativos, inclusive com moléculas orgânicas. Os radicais livres têm vida média de milésimos de segundo, mas eventualmente podem tornar-se estáveis, produzindo reações biológicas lesivas.


No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do nosso metabolismo.


Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão:
- Poluição ambiental;
- Raio-X e radiação ultravioleta;
- Cigarro;
- Álcool;
- Resíduos de pesticidas;
- Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, conservantes, hormônios presentes em carnes de gado e galináceos (quando de criação intensiva), entre outros;
- Estresse;
- Consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras, etc);
- Radiação gama em alimentos (uso de microondas).


in wikipédia


# Linhaça


A linhaça é a a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária, onde é consumida com casca e dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ómega 3, Ómega 6 e Ómega 9. Além disso, o óleo de linhaça é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação.

Outros usos do óleo de linhaça incluem a fabricação de linóleo e a diluição de tintas a óleo para pinturas de telas.

Os relatos mais antigos da semente da linhaça são datados de 5000 anos, Antes de Cristo, na Mesopotâmia. Foram até encontrados desenhos da semente em tumbas faraónicas, o que comprova o uso desta herbácea desde a antiguidade.

Mesmo sendo originária da Ásia, seus benefícios foram difundidos pelo mundo todo, e seu consumo é muito comum na América do Norte e em países europeus.

in wikipédia

Nenhum comentário: