quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Refrescos aumentam risco de problemas cardíacos

Um refresco pode não ser tão inofensivo como se pensava. Um estudo norte-americano vem revelar que o consumo de refrigerantes, mesmo que sejam de baixas calorias, aumenta o risco de problemas cardíacos.

A investigação mostra que apenas um refrigerante por dia pode aumentar o risco do síndrome metabólico. Ou seja, pode aumentar o risco de surgir hipertensão, obesidade e subida dos níveis de colesterol.


A publicidade à descida das calorias tem aumentado o consumo destes refrigerantes nos últimos anos, mas vários estudos têm vindo a associar este consumo ao aumento de obesidade e diabetes.

Neste estudo da universidade de Harvard, foram analisados os hábitos alimentares de seis mil pessoas, a quantidade e o tipo de exercício físico que praticavam e se eram ou não fumadores.

Mais de um terço, ou seja, mais de duas mil admitiu beber pelo menos um refresco por dia. Uma boa parte confessou preferir refrigerantes com baixas calorias, mas isso não deixou de indicar uma tendência para adquirir o síndrome metabólico.

Os investigadores não conseguiram descobrir qual a causa directa entre estes refrigerantes e o aumento de problemas cardíacos, mas desconfiam que o consumo destes refrigerantes esteja acompanhado de maus hábitos de vida e alimentares, como pouco exercício físico e a ingestão de muitas gorduras.

in TSF

Nenhum comentário: