segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Comer bem para viver mais e melhor!

"Faz do teu alimento o teu remédio e do teu remédio o teu alimento", disse Hipócrates.

É facto que uma boa alimentação é factor crucial para a saúde e para a longevidade. A máxima é: Alimentarmo-nos bem para vivermos mais e melhor.

Segundo o Human Development Research, entre os trinta países com as maiores expectativas de vida no mundo, rassaltam-se a Suécia, Japão e França. Todos estes países têm baixos índices de obesidade e, exceptuando a Suécia, com bastante fama pelas respectivas cozinhas. Os suecos, entretanto, são uma nação green, adoram as comidas orgânicas e saudáveis!

Então a questão que se coloca é… o que há de bom nas cozinhas do dia-a-dia da França e Japão que devemos aprender e colocar em prática?

O conhecido e interessante livro “Mulheres Francesas não Engordam” sugere alguns caminhos: o segredo é trocar o supermercado pelo mercado e substituir o alimento industrializado pelo artesanal. Além disso, comer de tudo, porém em pequenas quantidades. Em vez de comer uma grande barra de chocolate sem qualquer qualidade, devemos comer um pequeno pedaço de chocolate fino, mas com qualidade e com menos gordura. É permitido comer – e preparar – de tudo, desde que com moderação.

Num outro livro, também interessante, “Mulheres Japonesas não Envelhecem nem Engordam", Naomi Moriyama sugere outros caminhos da boa cozinha e longevidade ao explicar os sete pilares da cozinha caseira japonesa: peixe ricos em ômega 3, vegetais, arroz, soja, macarrão, chá e frutas. Tudo feito com pouco sal e pouca gordura. O facto de utilizar largamente peixes ricos em ômega 3 é um dos grandes trunfos da cozinha tradicional japonesa, pois estes actuam como um escudo contra as doenças coronárias.

Em Portugal, desde o início do "efeito real", o português come mais biscoitos, refrigerantes e alimentos processados, um hábito de consumo anteriormente restrito aos países industrializados. E grande parte das mortes tem ocorrido devido às doenças coronárias, diabetes e cancro, todas associadas exactamente às dietas excessivamente calóricas, ricas em carboidratos processados, sal e gorduras saturadas.

O que podemos fazer para manter a nossa saúde, já que a nossa cozinha tradicional adora exibir batata frita, carne vermelha, chouriço, feijoada, picanha, salgadinhos e muitos doces paras as sobremesas?Algumas Sugestões Importantes:

Incluir diariamente vegetais, frutas, legumes frescos na alimentação, são ricos em vitaminas e minerais. Procurar substituir as carnes vermelhas por carnes magras e brancas, como os peixes. Os peixes como o salmão e atum são ricos em ômega 3, que também pode ser encontrado em óleos vegetais (de milho, algodão e girassol) e em suplementos alimentares. Um alívio para o seu coração.

Excluir carboidratos refinados da alimentação sempre que possível. Preferir as versões integrais do trigo, arroz e milho. A metabolização deste tipo de carboidrato é mais lenta e mantém o seu nível de glicose estável. Ficará satisfeito por mais tempo e sem vontade de beliscar ao longo do dia.

Privilegiar os alimentos frescos e orgânicos, sempre! Procure saber se há algum produtor ou associação perto de sua casa ou cidade. Os orgânicos são mais nutritivos e seguros que os alimentos comuns. Porém, um pouco mais caros também.

Todavia, é melhor investir na boa nutrição hoje que tornar-se um dependente de produtos farmacêuticos no futuro!

adaptado da wiki repórter Helena

Nenhum comentário: