quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Tratar a candidíase através de uma alimentação adequada

Muitas são as causas que levam a mulher a desenvolver a Candidíase. Apesar de ser uma desordem sem razão certa, uma coisa pode-se afirmar: o desequilíbrio intestinal pode contribuir para a infecção de organismos fúngicos que causam a doença.


Por isso, no tratamento, e prevenção, da candidíase, o mais eficaz é melhorar a digestão, absorção e transporte dos nutrientes até o destino final (célula) do paciente, assim como intensificar o sistema imunológico, fazendo com que a Cândida albicans (agente que causa a candidíase) não tenha um ambiente favorável ao seu desenvolvimento.

Na maioria dos tratamentos ginecológicos o intestino não é tratado adequadamente, fazendo com que somente sintomas momentâneos da infecção desapareçam, mas a causa em si, que deve ser tratada com alimentação, na maioria dos casos não é abordada. Uma dieta individualizada, feita a partir de um histórico alimentar e uma avaliação de sinais e sintomas da paciente podem ajudar na sua cura.

Alimentos que contém fermento e fungos, açúcar, leite e seus derivados, bebidas alcoólicas, pães, amendoins e frutas secas devem ser excluídos da dieta. Já vegetais, grãos, arroz e trigos podem e devem ser incluídos ou mantidos.

Dra. Daniela Jobst, nutricionista especialista em Nutrição Clínica Funcional e em Fisiologia do Exercício, pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, actualmente a estudar Bioquímica do Metabolismo

in maxpress

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny