quarta-feira, 15 de outubro de 2008

16 Outubro de 2008 - Dia Mundial de Alimentação


Alta dos preços dos alimentos aumenta a importância do Dia Mundial da Alimentação

Tema de 2008 é sobre os desafios para a segurança alimentar.

A FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, celebra o Dia Mundial da Alimentação todos os anos em 16 de Outubro, data em que a Organização foi fundada, em 1945. O tema do Dia Mundial da Alimentação para 2008 é “Segurança Alimentar Mundial: os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia".

Em poucas ocasiões o Dia Mundial da Alimentação teve tanto significado como neste ano, momento em que o rápido aumento dos preços dos alimentos pode fazer aumentar o número de vítimas da fome, afirmou hoje o responsável da FAO para o evento, Sidaty Aidara.

“A Segurança Alimentar Mundial: os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia” é o tema de 2008 para a celebração do Dia Mundial de Alimentação (DMA), no próximo dia 16 de Outubro. A data, aniversário da fundação da FAO em Quebec (Canadá) em 1945, é celebrada em cerca de 150 países.

Com mais de 850 milhões de pessoas subnutridas no mundo, os preços elevados dos alimentos aumentam a dificuldade não apenas dos que sofrem de fome, mas também dos que estão no limiar da pobreza.

As implicações da alta dos preços e as questões associadas a ela foram discutidas recentemente na Cúpula de Alto Nível sobre a Segurança Alimentar Mundial, que ocorreu na sede da FAO de 3 a 5 de Junho e contou com a participação do Secretário Geral da ONU, de 41 chefes de de Estado ou Governo e de 181 países.

ler artigo completo
.

Nenhum comentário: