segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Diminuir 10% do sal na comida pode salvar milhares de vidas

Pesquisadores ingleses realizaram uma extensa revisão da literatura médica em relação aos benefícios da redução do sal sobre as doenças cardiovasculares. Os cientistas descobriram que se a quantidade de sal da dieta (alimentação) diária diminuísse apenas um grama, 52 mil mortes por ano seriam evitadas no Reino Unido.

A pesquisa dos cientistas do Hospital St. George, em Londres, encontra eco em uma campanha, idealizada por ONGs britânicas, que busca mover a indústria de alimentos no sentido de diminuir a quantidade de sal nos produtos industrializados. A quantidade diária ideal de sal está definida em seis gramas. Segundo a mesma pesquisa, no Reino Unido, o consumo médio diário, naquele país está em torno de 11 a 12 gramas.
As doenças cardiovasculares matam milhões de pessoas no mundo a cada ano, vítimas de infartos e acidentes vasculares cerebrais. A conclusão dos médicos britânicos mostra como uma pequena mudança nos hábitos diários pode repercutir no impacto social das doenças cardiovasculares.

Que tal rever a sua ingestão diária de sal? Preste bastante atenção nas embalagens, pois naquelas tabelas está descrito o conteúdo de sal daquele alimento.

O homem descobriu muito cedo na história que o sal poderia ser utilizado para preservação dos alimentos. Essa continua sendo uma de suas aplicações, por isso além de procurar a quantidade de cloreto de sódio procure também pelos acidulantes pois esses produtos entram na conta do sal presente naquele produto.

Cuide de sua saúde, especialmente nessa época do ano quando os excessos são frequentes e os eventos lotam nossas agendas.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.

in G1.globo.com


Um comentário:

Anônimo disse...

Com o défice de certos nutrientes, escassos na nossa alimentação vai causar danos no nosso organismo ao longo do tempo, sobretudo nas crianças que por sua vez vai reflectir-se na sua vida futura.



Maria Clara Marinho Lopes Gomes