segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Diminuir 10% do sal na comida pode salvar milhares de vidas

Pesquisadores ingleses realizaram uma extensa revisão da literatura médica em relação aos benefícios da redução do sal sobre as doenças cardiovasculares. Os cientistas descobriram que se a quantidade de sal da dieta (alimentação) diária diminuísse apenas um grama, 52 mil mortes por ano seriam evitadas no Reino Unido.

A pesquisa dos cientistas do Hospital St. George, em Londres, encontra eco em uma campanha, idealizada por ONGs britânicas, que busca mover a indústria de alimentos no sentido de diminuir a quantidade de sal nos produtos industrializados. A quantidade diária ideal de sal está definida em seis gramas. Segundo a mesma pesquisa, no Reino Unido, o consumo médio diário, naquele país está em torno de 11 a 12 gramas.
As doenças cardiovasculares matam milhões de pessoas no mundo a cada ano, vítimas de infartos e acidentes vasculares cerebrais. A conclusão dos médicos britânicos mostra como uma pequena mudança nos hábitos diários pode repercutir no impacto social das doenças cardiovasculares.

Que tal rever a sua ingestão diária de sal? Preste bastante atenção nas embalagens, pois naquelas tabelas está descrito o conteúdo de sal daquele alimento.

O homem descobriu muito cedo na história que o sal poderia ser utilizado para preservação dos alimentos. Essa continua sendo uma de suas aplicações, por isso além de procurar a quantidade de cloreto de sódio procure também pelos acidulantes pois esses produtos entram na conta do sal presente naquele produto.

Cuide de sua saúde, especialmente nessa época do ano quando os excessos são frequentes e os eventos lotam nossas agendas.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.

in G1.globo.com


terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz Natal e Bom Ano 2009!

Caros amigos,

A equipa da Casa Da Nutrição deseja a todos um FELIZ NATAL e um ano de 2009 cheio de sucesso profissional e, sobretudo, repleto de felicidade.
-----
"O optimista pode até errar, mas o pessimista já começa a errar".
Juscelino Kubitschek
-----
"A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento".
U. S. Andersen
-----
"As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente."
Zig Ziglar

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Vitamina elemento indispensável à vida

Foi no século XX que foram descobertas quase todas as vitaminas conhecidas e nele nasceu o próprio conceito de vitamina, ou seja, uma substância aminada indispensável à vida.

As vitaminas - aminas da vida - foram assim denominadas por Casimir Funck, um bioquímico Norte Americano, de origem polaca, quando verificou que os alimentos possuíam factores azotados indispensáveis à vida, tendo então criado o termo "Vitamina" para os designar.
A palavra "vita", em latim significa "vida", a palavra "amina" corresponde a "compostos orgânicos com azoto".

Mais tarde, descobriu-se que, nem todas possuem azoto, mas o termo já estava vulgarizado, pelo que ainda hoje se usa.

Mas, este novo século em que vivemos tem sujeito a maior crítica o entusiasmo com que os investigadores promoveram as vitaminas. Na realidade, dizem muitos, as aplicações terapêuticas das vitaminas são importantes mas dizem respeito a situações clínicas bem definidas, raras hoje em dia nas sociedades ocidentais: escorbuto, raquitismo, beri-beri, pelagra, etc. constituem entidades tão raras, que um clínico geral pode passar a vida sem se deparar com uma única situação destas.

E os críticos vão mais longe, quando se lhes faz notar que a raridade dessas situações se deve ao facto de administrar-mos vitaminas com fins profilácticos: respondem que sim, que é verdade, mas que uma alimentação equilibrada e variada fornece as vitaminas de que precisamos.

Ora, aí é que está o cerne da questão. Poucas pessoas conseguem ingerir diariamente os níveis de nutrientes adequados. Comemos demasiados alimentos pré-preparados e congelados, com muitos conservantes e corantes; fazemos muitas refeições do tipo fast-food; abusamos dos fritos, dos alimentos ricos em açúcar e com elevado teor em gordura, em detrimento dos frutos, vegetais e cereais.

Tal pode acontecer em qualquer idade, mas as crianças em fase de crescimento, as mulheres grávidas ou lactantes, os desportistas, os profissionais obrigados a esforço físico, os idosos com dietas monótonas ou pouco variadas, todas as pessoas que não comem quantidades suficientes de legumes e frutos beneficiam, certamente, da toma de suplementos vitamínicos equilibrados. A suplementação alimentar é uma ajuda preciosa na manutenção do nosso bem-estar, nomeadamente a título preventivo.

O prémio Nobel da Medicina e Fisiologia, descobridor da vitamina C, Szent Gyorgi, foi autor de um livro, enaltecendo as qualidades das vitaminas, e na primeira página escreveu o seguinte silogismo "Sem saúde não há felicidade; sem vitaminas não há saúde; logo, sem vitaminas não há felicidade."

O espírito treinado em lógica descobre neste silogismo um vício de forma, mas a verdade é que as vitaminas podem contribuir para a nossa saúde, condição básica sobre a qual se constrói a vida feliz.

Parece pois plenamente justificado lembrar que as vitaminas são, de facto, essenciais à vida e à saúde e que muito frequentemente a dieta que as pessoas realmente fazem não assegura o aporte recomendável destes princípios activos.

Dr. Walter Osswald, Catedrático jubilado da Faculdade de Medicinada Universidade do Porto (FMUP)

in medicos de portugal
.
.
.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Metade das mulheres desenvolve infecções urinárias

Investigadores norte-americanos afirmam que metade das mulheres desenvolve infecções urinárias ao longo das suas vidas.


Segundo Philippe Zimmern, urologista norte-americano, estas condições, que embora sejam bastante desconfortáveis, são no entanto fáceis de tratar, e surgem devido a infecções bacterianas no tracto urinário.

"Algumas mulheres procuram tratamento imediatamente após os primeiros sintomas", afirmou Zimmern. "Os sintomas de infecções urinárias podem incluir vontade em urinar frequentemente ou dor durante urinar, embora existam outros factores, como sentir a zona do abdómen dorida", acrescentou o investigador.

Zimmern afirma que o diagnóstico e tratamento por parte do médico é importante para assegurar que a infecção é tratada de forma correta e não se espalha para os rins, sendo que os antibióticos são prescritos frequentemente.O investigador salienta ainda a importância de se realizar uma higiene adequada como forma de prevenção para a doença.

Por Pedro Santos in farmacia.com.pt







sábado, 6 de dezembro de 2008

Revista Today: As suas resoluções de Bem-Estar começam AGORA!



4º Trimestre de 2008

O período das festas significa, muitas vezes, estarmos rodeados de bebidas e pratos tentadores, que evitaríamos no dia-a-dia, como doces, chocolates, bolos e bebidas alcoólicas. Pensa neste período como uma altura para relaxar e esquecer a alimentação equilibrada? Se o fizer, poderá sentir como resultado uma quebra nos níveis de energia e notar algum peso extra para transportar! Estas não são boas notícias para o seu bem-estar.

Desfrute da época natalícia, mas desfrute também do seu bem-estar!

Continue a ler para ficar a saber como seguir uma dieta variada e equilibrada – apoiada pelos produtos Herbalife® – durante o período das festas, ajudando-o a que continue a sentir-se fabuloso!


Mais informações
Ver Destacável 4º Trimestre de 2oo8 »»»