segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Exercício intenso controla evolução da diabetes


O portador de diabetes tipo 2 normalmente necessita de dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e medicação específica para controlar a doença. Mas, mesmo que pareça simples, a doença, que afecta cerca de 246 milhões de adultos no mundo, ainda é responsável por 6% das mortes.

Está na boca de todos os especialistas que, para controlar o diabetes, o importante é balancear a alimentação, controlando rigorosamente o que entra no organismo. Porém, pesquisadores ingleses descobriram que exercícios intensos, de pelo menos três minutos de duração, podem evitar a evolução da doença, ao ajudar no controle do açúcar no sangue. A notícia pode trazer alívio para quem não tem tempo ou não consegue cumprir a agenda de várias horas de actividade física por dia.

Os pesquisadores observaram que apenas sete minutos de exercício por semana ajudaram um grupo de homens na faixa dos 20 anos a controlar a sua insulina. Depois de duas semanas, os jovens apresentaram melhora de 23% na eficiência da insulina para tirar a glicose ou o açúcar do sangue. O efeito parece durar até dez dias após a última série de exercícios.

No entanto, uma dieta correcta e exercícios regulares e constantes também podem reverter a diabetes tipo 2, mas isso parece ser difícil para muitas pessoas, já que a condição está associada à inactividade. Para os sedentários que querem começar a fazer alguma actividade, existe uma tabela que indica quantas calorias devem ser consumidas a cada hora de actividade física. E o endocrinologista Willian Pardi alerta que não se pode esquecer de cuidar da alimentação, já que este é o factor essencial para controlar a evolução da doença. “Vamos dizer que seja uma pessoa que trabalha em actividade sedentária, que não tem consumo energético com seu trabalho físico e tem 60 quilos de peso ideal, calculado de acordo com a altura. Ela necessita de uma dieta que tenha mais ou menos 1.500 calorias”. Pardi explica, ainda, que, 60% de um total de 1.500 calorias precisa ser de carboidratos, que são alimentos energéticos. “Um grama de carboidrato ou de proteínas fornece quatro calorias; um grama de gordura fornece nove calorias, então fica mais fácil calcular”, completa.

Mas os benefícios de um período regular de exercícios físicos são variados: vão desde o aumento do consumo de glicose e a resposta do organismo à insulina, contribuindo para a diminuição da pressão arterial e melhorando o sistema cardiovascular, até o aumento da força e da elasticidade muscular, promovendo a sensação de bem-estar e maior qualidade de vida.

in jmoline

2 comentários:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Henrique Gil disse...

Diabetes somente é controlada por alimentação e exercício físico.
Pessoas não morrem por ESTAR DIABÉTICAS; morrem pelas CONSEQUÊNCIAS de NÃO CONTROLAR o Diabetes, como enfarto, derrame, pedra no rim, cegueira, amputação, etc...
Tudo que faz mal ao diabético em relação à comida, FAZ MAL À VOCÊ TAMBÉM. A diferença é que, por não perceber, você abusa dos alimentos, enquanto que os diabéticos têm que tomar a insulina (efeito anabolizante) de forma externa.
Estou diabético I desde os três anos de idade. A alimentação com Herbalife fez com que eu diminuíssse em mais da metade as doses de insulina diárias!
realizar_sonho@hotmail.com