quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Rotulagem colorida para combater obesidade na Nova Zelândia

A obesidade é um problema mundial dos países desenvolvidos e, em alguns casos, a doença é já considerada uma epidemia. Na Nova Zelândia, o Governo decidiu adoptar medidas radicais para combater o excesso de peso da população.

Mais de metade dos quatro milhões de neozelandeses têm peso a mais ou são considerados obesos. A rotulagem baseada em cores, uma das medidas adoptadas pelo Governo neozelandês para combater o problema, alerta os consumidores para o perigo dos alimentos.

Depois de dez meses de investigação, o Parlamento avançou para a rotulagem colorida, que é de rápida e de fácil compreensão. O sinal vermelho corresponde aos alimentos que devem ser comidos apenas ocasionalmente, por terem altas quantidades de gordura, sal e açúcar. O sinal amarelo é para os produtos que podem ser consumidos mais frequentemente. O sinal verde corresponde aos alimentos que podem ser ingeridos todos os dias.

Mas os deputados vão mais longe e recomendam a proibição da publicidade dos produtos calóricos durante o dia. Os anúncios só devem passar depois das 20:30, quando as crianças já estão deitadas, pois de acordo com a sabedoria popular, os olhos também comem.

in TVI

2 comentários:

tbd disse...

axo a medida super interessante e gostaria de saber mais. tem algum link para mais informação?

saúde e nutrição disse...

Olá Luísa,
Lamentamos, mas neste momento não há grande informação sobre esta medida, pelo que infelizmente não podemos ajudar. Todavia, se viermos a ter acesso a mais informação nesta matéria, iremos disponibilizá-la aqui no blog. Obrigado.