terça-feira, 11 de setembro de 2007

UEFA luta contra a obesidade

A UEFA e a Comissão Europeia (CE) - o órgão executivo da União Europeia (UE) -, apresentaram um filme de 30 segundos que encoraja pessoas de todas as idades a praticarem mais desporto. O vídeo vai surgir nos ecrãs de televisão durante o intervalo dos jogos da campanha 2007/08 da UEFA Champions League.
.
Sedentarismo
O aumento do estilo de vida sedentário é um dos maiores problemas da saúde europeia e emerge como importante factor no crescimento dos níveis de obesidade. De acordo com um inquérito sobre saúde e alimentação recentemente revelado pelo Eurobarómetro, quase seis em dez cidadãos da UE responderam que fazem pouca ou nenhuma actividade recreativa, desportiva ou de lazer.
.
Excelente iniciativa
O Presidente da UEFA, Michel Platin, presidiu ao lançamento do filme, conjuntamente com o Comissário Europeu responsável pela área da saúde, Markos Kyprianou. "Esta é uma excelente iniciativa e constitui mais um exemplo da nossa estreita cooperação com a CE", afirmou Jonathan Hill, responsável da delegação da UEFA em Bruxelas. "Como organismo que supervisiona o futebol europeu, a UEFA tem obrigação de se associar a este tipo de assuntos, particularmente quando o desporto pode oferecer algumas das soluções".
.
Importância do exercício
Markos Kyprianou acrescentou: "Os europeus estão a comer de mais e a fazer pouco exercício, o que explica o facto de mais de metade dos adultos terem excesso de peso ou serem obesos. Através desta campanha de alerta difundida através da televisão, pretendemos ajudar os destinatários a perceber a importância do exercício físico para uma vida saudável e encorajá-los a introduzirem a actividade física nas suas rotinas diárias".
.
Reflexos nas crianças
De acordo com os responsáveis da CE, mais de metade da população adulta dos Estados-membros sofre de excesso de peso ou obesidade. Também está estimado existirem mais de 22 milhões de crianças com excesso de peso na UE, um registo que todos os anos aumenta em cerca de 400 mil.
.
Contributo da UEFA na área da saúde
Esta iniciativa insere-se na contribuição da UEFA para o debate sobre a saúde pública. Esta estratégia é igualmente visível nas seguintes iniciativas:* desde 2004, a UEFA contribuiu financeiramente para a construção de milhares de mini-relvados por toda a Europa, no âmbito do seu Programa "Hattrick", que permite à população jovem praticar desporto em áreas urbanas;* a UEFA continua a apoiar a Federação Mundial do Coração na promoção de um estilo de vida saudável e no encorajamento à prática da actividade física junto dos jovens;* A UEFA vai brevemente publicar um livro com dicas e práticas saudáveis, no qual colaboraram alguns dos maiores clubes e jogadores de futebol do Velho Continente.
.
Clique aqui para ver o filme
.
in uefa.com

Nenhum comentário: