terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Falta de sono profundo aumenta risco de diabetes

Estudo sugere que bastam três noites de sono profundo interrompido para alterar os níveis de glicose no sangue.

A pesquisa foi publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences, afirmando que perder três noites de sono profundo tem o mesmo efeito no controlo de insulina a aumentar 10kg de peso.

O estudo pretende alertar as comunidades mais jovens, especialmente porque a escassez de noites bem dormidas pode mesmo aumentar o risco de contrair diabetes tipo 2. Estudos previamente realizados já haviam demonstrado que a falta de horas de sono afectava a capacidade do corpo controlar os níveis de glicose no sangue, bem como o apetite, aumentando o risco de doenças como a obesidade ou a diabetes.

Segundo a equipa de investigação da universidade do centro de medicina de Chicago, a nova pesquisa incide particularmente na ligação entre a falta de sono profundo e o risco de contrair diabetes.

"Estas descobertas demonstram que existe um papel fundamental do sono profundo na manutenção dos níveis normais de glicose", afirmou Esra Tasali, autora da pesquisa. "Uma diminuição acentuada de sono profundo apresentou efeitos imediatos na sensibilidade da insulina e na tolerância à glicose", acrescentou a investigadora.

Os pesquisadores sublinham a importância de melhorar a qualidade de sono, sobretudo nos mais jovens ou em pessoas que sofram de obesidade, sendo este considerado como um passo fundamental para prevenir o aparecimento da doença.
.
in farmacia.com.pt

Nenhum comentário: