sexta-feira, 7 de março de 2008

Pesquisa mostra que brasileiros comem mal

Uma pesquisa feita nas cinco regiões do país mostra que os brasileiros não se alimentam de forma saudável. Comem frituras demais e dispensam grelhados e verduras. Fazem as refeições diante da televisão. Gostam de ir a lanchonetes de fast food. Ingerem os alimentos rápido, com pressa. E, quando podem, "beliscam" algum lanche fora de hora.

"A maioria da população tem hábitos muito ruins, que mais cedo ou mais tarde terão repercussões sérias na saúde", diz o médico Luiz Vicente Berti, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (bariátrica é a cirurgia de redução do estômago).
.
A pesquisa que retratou os hábitos alimentares dos brasileiros foi realizada a pedido dessa entidade médica pelo instituto de opinião Toledo & Associados. Entre julho e setembro do ano passado, foram entrevistadas, em suas casas, 2.179 pessoas de todas as classe sociais nas cinco regiões do país. É um dos mais completos e abrangentes estudos desse tipo já feitos no Brasil.
.
Diante dos maus hábitos alimentares, a pesquisa apontou que 63,1% dos brasileiros estão acima do peso. Vivem no país cerca de 117 milhões de pessoas com sobrepeso ou obesidade. As conseqüências dos erros na hora de comer são as chamadas doenças crônicas não-transmissíveis, como a hipertensão, o diabetes e os males do coração, que podem levar à morte se não forem tratadas.
.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, os brasileiros comem errado por pura falta de informação. "As pessoas aprenderam com a mãe e com a avó que a comida tem de ser pesada, aquela montanha de arroz e feijão no prato. Acham que comer bem é deixar o estômago cheio", afirma Berti.

in gazeta do sul

Nenhum comentário: