quarta-feira, 12 de março de 2008

Ómega 3 pode ajudar no tratamento da epilepsia

Estudo refere que a gordura benéfica protege e estimula a formação de novos neurónios. Refira-se que a pesquisa foi realizada com ratos, todavia já estão a ser feitos testes em humanos.

A Band News noticiou que este estudo brasileiro declara que o Ómega 3, um tipo de gordura benéfica, pode melhorar a vida dos epilépticos, protegendo os seus neurónios. Acrescenta ainda que o Ómega 3 é um nutriente preventivo importante para doenças que causam alterações cerebrais, como os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e os Traumatismos Cranio-Encefálicos.

A epilepsia configura-se como a doença crónica grave mais comum entre os brasileiros, atingindo cerca de 2% da população.

O Ómega 3 não é produzido pelo organismo humano, tendo que esta gordura ser obtida por meio da ingestão de alimentos como peixes marinhos (salmão, atum, bacalhau, sardinha, etc.), nozes, óleos vegetais e suplementos.

O coordenador da pesquisa, realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), refere que este comportamento não tem contra-indicação, no entanto não tem uma acção tão eficaz quanto a de um medicamento antiepiléptico. Adianta que para a resposta ser ainda melhor, além da toma do medicamento, o paciente deve comer peixe pelo menos três vezes por semana.

adaptado de clicabrasilia

Um comentário:

Lorena Jesa disse...

Gostei da postagem e do seu blog, também tenho um blog, e um espaço no programa (rádio) Saúde Natural do Dr. Imar Crisógno - AM 730 - Todo sábado das 10:00 às 11:00. Faça-me uma visita também e dê seus comentários.
www.nutricao-esaude.blogspot.com

Abraço,

Lorena Jesa