segunda-feira, 21 de julho de 2008

Comissão Europeia quer melhor protecção contra o sol

Novo sistema de rotulagem nas embalagens dos protectores solares será introduzido gradualmente


Os consumidores vão beneficiar este Verão de um novo sistema de rotulagem nas embalagens dos protectores solares. Os novos rótulos são a resposta à recomendação da Comissão Europeia sobre protectores solares, adoptada em Setembro de 2006.
Os novos rótulos incluem um novo logótipo ou selo UVA nas embalagens e vão deixar de ter expressões como “protecção total” ou “ecrã total”. O novo sistema de rotulagem será introduzido gradualmente e aparecerá este Verão em 20% das embalagens de protectores solares.

Para além do novo sistema de rotulagem, a Comissão, através de uma campanha de informação em colaboração com os Estados-Membros, procura aumentar a sensibilização para o facto de que são diversas as razões pelas quais os protectores solares são apenas uma das várias medidas necessárias de protecção contra a radiação UV. A campanha de sensibilização será dirigida pela Comissão e pelos parceiros nacionais do acordo voluntário em diversos Estados-Membros durante o próximo ano, utilizando sítios Web, imprensa, cartazes, parcerias com operadores turísticos e publicidade.
.
Para Meglena Kuneva, Comissária responsável pelas questões dos consumidores, “Os consumidores necessitam de informação clara e exacta sobre os protectores solares para puderem fazer escolhas informadas. Temos de reforçar a mensagem essencial de que os protectores solares são apenas uma das várias medidas necessárias para uma protecção eficaz contra o sol”, explica.

Por sua vez, Markos Kyprianou, Comissário responsável pela saúde, deixou o aviso: “existem riscos graves para a saúde, como o cancro da pele, associados a uma protecção solar insuficiente. Os cidadãos da UE devem ser plenamente informados sobre o que os protectores solares podem ou não fazer”

in Jornal Região Sul
.
.

Nenhum comentário: