terça-feira, 1 de maio de 2007

Em Debate: Obesidade - Um Problema de Saúde Pública


No dia 30 de Abril de 2007, “Prós e Contras”, o programa de debate mais alargado da televisão portuguesa, conduzido pela jornalista Fátima Campos Ferreira abordou o tema Obesidade, um problema de saúde pública.

Este debate contou com a participação de ilustres especialistas para debater o excesso de peso dos portugueses, dos quais destacamos Dr. Francisco George (Director Geral de Saúde), Dr. Alberto Galvão Teles e Dr. João Jácome de Castro (Endocrinologistas) e Dr. Martins Correia (Cardiologista).

Todos os dados que foram referidos e todos os assuntos que foram abordados neste espectacular debate não são novos para quem trabalha de perto com esta temática … todavia, deverão ser no mínimo preocupantes para todos nós … A Organização Mundial de Saúde classifica a obesidade como a epidemia do século XXI.

Foi afirmado que 1/3 das crianças portuguesas tem excesso de peso e parte destas são obesas … 60% da população portuguesa tem excesso de peso … existem quatro milhões de obesos em Portugal … excesso de peso é uma das principais causas de Enfarte e Acidente Vascular Cerebral.

Dr. João Castro, afirmou que o excesso de peso é uma doença que faz com que as pessoas tenham mais doenças (hipertensão, problemas de coração, diabetes, etc.) e morram prematuramente.

Foi ainda citado que a redução de peso diminui a probabilidade de doenças cardiovasculares e elimina a diabetes.

Um dado muito interessante para muitos, porém preocupante … os cereais para as crianças são um dos principais problemas da obesidade e da diabetes nas crianças, pois estão carregados de açúcar, são verdadeiras bombas calóricas.

Todos os especialistas foram unânimes dizendo que a solução para o problema da obesidade passa por uma boa nutrição, realização de actividade física e alteração do estilo de vida.

“daqui a 20 anos não vamos estar como agora em termos de excesso de peso e obesidade, vamos estar muito pior” … Dr. Galvão Teles

“o doente tem que assumir … eu quero perder peso” … Carlos Oliveira (Presidente Assoc. de doentes obesos)

Nenhum comentário: