terça-feira, 27 de novembro de 2007

Alimentação funcional alivia dias de tensão pré-mestrual

A TPM - Tensão Pré-Menstrual é uma síndrome que atinge grande parte da população feminina em fase reprodutiva. Os seus sintomas são variados e podem se manifestar de forma emocional, comportamental, cognitiva ou até mesmo física.


A nutrição funcional, por ser um tratamento individualizado, ou seja, de acordo com cada organismo, pode ajudar muito as mulheres que sofrem todos os meses com a TPM, pois por meio da reeducação alimentar, os sintomas podem diminuir, ou até mesmo cessar.

Se o humor oscila muito na fase pré-menstrual, doses a mais de carboidratos na alimentação da mulher podem contribuir para o bom-humor voltar. Pequenas refeições em curto espaço de tempo, ricas em carboidratos integrais melhoram sintomas como a tensão e a depressão.

Algumas vitaminas como a B6 e a E, e sais minerais como o magnésio, contribuem para o alívio do mal estar. As vitaminas contribuem para a diminuição da ansiedade (tensão nervosa, variação de humor e irritabilidade). A vitamina E especificamente alivia os sintomas da sensibilidade mamária e pode ser encontrada em alimentos como óleos vegetais, ovos, legumes e milho. Já a B6 existe em grande quantidade em nozes, banana, brócolis e couve-flor. O magnésio diminui retenção de líquidos e a vontade de comer doces.

A soja, um dos alimentos funcionais mais completos que existe, contribui muito para os sintomas físicos da TPM, pois possui cálcio, que é recomendado para o tratamento contra TPM e isoflavonas que age no organismo diminuindo significantemente quadros como a enxaqueca, cólicas e inchaço.

in cosmo online

Nenhum comentário: