quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Obesidade aumenta casos de cancro

Investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicaram um estudo de grandes dimensões que mostra existir uma ligação entre a obesidade das mulheres e a possibilidade destas desenvolverem cancro. O trabalho, liderado por Gillian Reeves, aponta para que o excesso de peso produza 5% dos casos de cancro no país.


Um estudo internacional, publicado na semana passada, chegou a uma conclusão semelhante.

"Estimamos que ter peso a mais ou ser obesa representa cerca de seis mil dos novos 120 mil casos de cancro entre mulheres de meia idade ou mais idosas no Reino Unido", explicou Reeves, citado pela BBC. Este número, adiantou o investigador, não está distribuído de forma uniforme. Dois terços dos novos casos de cancro ligados à obesidade são do útero ou da mama.

Outra constatação é de que o excesso de peso não basta, mas este está também ligado à idade da mulher. Por exemplo, o risco de cancro da mama surge com ligação à obesidade apenas depois da menopausa. Segundo uma investigadora de cancro, Sara Hiom, "muitas pessoas associam o excesso de peso ao risco geral de saúde, mas não fazem uma ligação específica ao cancro".

O estudo foi publicado pela Associação Médica Britânica e debruçou-se sobre os casos de 45 mil pacientes, num total de um milhão de mulheres britânicas.

Na semana passada, tinha sido publicado um estudo internacional com conclusões semelhantes. Entre os cancros potencialmente ligados ao excesso de peso contam-se o do útero, esófago, fígado e ovários, além de leucemia e cancro do pâncreas, entre outros.

O problema da obesidade atinge 23% das mulheres britânicas, sendo que mais de um terço das inglesas (34%) têm peso a mais.

Nenhum comentário: