Corantes artificiais podem provocar cancro
Hambúrgueres, salsichas, linguiças, bolachas recheadas, entre outros. O que estes alimentos têm em comum?
Além de irresistíveis, eles contêm os temidos corantes artificiais. Por esse motivo, as delícias estão com os dias contados ou pelo menos vão ter que ser consumidos com moderação.
Segundo pesquisa realizada pela Agência Britânica de Padrões Alimentares, a substância E128, também conhecida como Vermelho 2G, utilizada como corante especialmente em hambúrgueres e salsichas, pode causar cancro. A Agência está a pesquisar se ainda há na Grã-Bretanha produtos que contenham quantidades maiores que as permitidas pela União Europeia.
A pesquisa em ratos mostrou que o corante é convertido pelo corpo em anilina, detendo grande potencial para provocar cancro nos animais. A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar declarou que o Vermelho 2G deve ser visto como motivo de preocupação e está a investigar novamente as provas científicas em todos os corantes alimentícios.
Ainda segundo a Agência Britânica, os pais devem prestar atenção nos alimentos congelados, evitando dá-los aos seus filhos até que novas pesquisas sejam realizadas com os demais corantes desses produtos, já que outras substâncias podem ter os mesmos problemas do Vermelho 2G.
Vyvyan Howard, uma das especialistas do Grupo de Trabalho de Aditivos e Comportamento da FSA, Agência Reguladora de Comercialização de Remédios e Alimentos, referiu ao site da BBC que é importante esperar pelos resultados, mas que desde já os pais podem escolher expor ou não os seus filhos a tais substâncias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário