A diabetes aumenta o risco de sofrer um ataque cardíaco
No dossiê Saúde Pública foi publicado o artigo "A obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares na mulher" escrito pelo Prof. Doutor Manuel oliveira Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
Ele escreveu um artigo excelente e que deve fazer com que todos reflictam sobre o assunto, pelo que julgando importante para todos passamos a transcrever parte do artigo:
.
"Sabe-se que a diabetes é essencialmente uma doença de civilização, provocada na grande maioria dos indíviduos, por uma vida sedentária e por um regime alimentar demasiado rico em calorias, gorduras e açucares, o que leva a um aumento de peso e a obesidade.
Em particular, os indíviduos com obesidade abdominal têm um risco acrescido, quer de diabetes, quer de doença cardiovascular, devido à produção pela sua gordura abdominal de substâncias tóxicas para o coração e artérias.
.
Diversos estudos demonstram que os indíviduos em risco de desenvolver diabetes, particularmente os portadores de obesidade abdominal, que optem por um estilo de vida saudável com uma alimentação rica em vegetais e fruta e pratiquem actividade física com regularidade, diminuem o risco de diabetes em 50%.
.
Ora, a diabetes aumenta o risco de se sofrer um ataque cardíaco entre 3 a 7 vezes na mulher versus 2 a 3 vezes no homem. Mais de dois terços dos doentes diabéticos morrem de doença cardiovascular, pelo que hoje em dia se considera a diabetes um equivalente de doença coronária, sendo esta situação bem mais grave na mulher."
in saúde pública
Nenhum comentário:
Postar um comentário