Cientistas identificam enzima que protege contra raios UV
Cientistas belgas descobriram o papel da enzima caspase-14 nos processos de protecção da pele contra os raios ultravioleta B (UVB) e de desidratação.
Segundo a revista científica britânica Nature, citada pelo Diário Digital, o papel das enzimas da família caspase na inflamação e morte programada das células já era conhecido, mas esta é a primeira vez que se identifica a função exacta que a caspase-14 desempenha.
Através de experiências em ratos, os investigadores descobriram que a enzima é responsável por iniciar o processo de transformação da profilagrina em filagrina.
A filagrina é uma proteína responsável por fixar a queratina, juntamente com outras proteínas, nas camadas superiores da epiderme, formando a chamada «camada córnea», células mortas que protegem a pele.
Com a transformação da profilagrina em filagrina, mantém-se a integridade da epiderme, por isso, segundo os cientistas, a identificação da caspase-14 e do seu papel na formação da camada superior pode ajudar a prevenir os danos das radiações ultravioleta, principais responsáveis pelas queimaduras solares e pelo envelhecimento da pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário