Sistema indolor mede açúcar no sangue
Cientistas criam sistema indolor que mede açúcar no sangue.
Um novo aparelho indolor que mede os níveis de açúcar no sangue dos diabéticos foi inventado por cientistas da Escola de Enfermagem da Universidade de Hong Kong. Com este sistema os diabéticos deixam de picar o dedo, como acontece com os instrumentos tradicionais.
O aparelho — com as dimensões de um telemóvel comum — emite uma luz, idêntica ao infravermelho, que penetra na pele do dedo e analisa o nível de glucose no sangue em apenas dez segundos.
A equipa de 28 investigadores espera usar uma tecnologia semelhante para medir o colesterol ou o ácido lácteo nos doentes oncológicos. O novo aparelho deverá começar a ser comercializado no próximo ano.
A diabetes é uma doença crónica que surge devido à insuficiente produção de insulina pelo pâncreas, o que se traduz no aumento dos níveis de açúcar no sangue. A Organização Mundial de Saúde estima que no mundo existam 180 milhões de diabéticos e acredita que o número poderá duplicar até 2030. Em Portugal, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal estima que existam entre 400 a 500 mil diabéticos.
in Reuters, Publico.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário