quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Estudo apresenta remédio promissor para forma mais grave de leucemia

Um medicamento administrado para tratar o cancro nos rins mostrou-se promissor para o tratamento da forma mais comum e mais grave de leucemia em adultos, segundo um estudo divulgado recentemente nos Estados Unidos.

A droga Sorafenib, comercializada com o nome de Nexavar, ataca a mutação genética presente em quase um terço dos pacientes que sofrem de leucemia mielóide aguda (LMA).

"Os pacientes de LMA que apresentam esta mutação têm um prognóstico vital particularmente reduzido, e este medicamento muito específico aparece como um avanço significativo no tratamento da leucemia", declarou o principal autor deste estudo, Michael Andreeff, do centro de pesquisa sobre o cancro da Universidade de Texas (sul) em Huston.

Na primeira etapa de um estudo clínico, o Sorafenib reduziu a porcentagem média das células leucêmicas que circulavam no sangue de 81 a 7,5% e, na medula óssea, de 75,5 a 34%, em doentes que sofriam de leucemia mielóide e que apresentavam esta mutação genética.

Em dois dos 16 pacientes estudados, a taxa de células leucêmicas caiu a zero.

Não foi constatado nenhum efeito colateral grave no tratamento durante o estudo clínico, indicou Andreeff.

Além disso, o medicamento apresentou pouco efeito sobre as células que não apresentavam mutação genética nem sobre a formação das células sanguíneas normais.

A equipe de Andreeff também iniciou uma segunda fase do estudo clínico, combinando o Sorafenib e o tratamento clássico de quimioterapia para a leucemia mielóide aguda.

Aproximadamente 14.000 novos casos deste tipo de leucemia são diagnosticados por ano nos Estados Unidos e este câncer mata anualmente cerca de 9.000 pessoas.

O estudo foi publicado no Journal of the National Cancer Institute.

in ultimosegundo

Nenhum comentário: